Curso de francês na Sorbonne? Entrevista com a Marina

Por Ana

1. Conta um pouco sobre ti e como você foi parar no curso de Letras – Português e Francês.

Marina: Meu nome é Marina Malka e tenho 20 anos. Sempre pensei em mil possibilidades de cursos, e decidi por Direito. Depois de me formar no Ensino Médio, fiz um cursinho pré-vestibular muito bom onde tive um professor maravilhoso de literatura. Criei o hábito da leitura lendo as Leituras Obrigatórias da UFRGS e escolhi fazer Letras 3 dias antes de acabar as inscrições pro vestibular. Optei pelo francês por exclusão, pois já era formada em inglês e as outras línguas não me chamavam a atenção... E acabei gostando muito do francês, tanto que agora sou professora de francês e perdidamente apaixonada pelo idioma.

2. Como surgiu a ideia de fazer intercâmbio na França? Como você fez pra concretizar essa ideia? Fala um pouco sobre a burocracia pré-viagem.

Marina: A ideia surgiu a partir das aulas de francês na faculdade, pois a partir de filmes e aulas sobre cultura decidi que deveria conhecer a França. A necessidade de aperfeiçoar a minha pronúncia na língua francesa também foi um fator que me incentivou a viajar. Então, desde que comecei a trabalhar, guardava todo o meu salário e colocava na poupança no banco que fiz para a viagem.
Achei um pouco burocrático a inscrição para o meu curso, principalmente para o pagamento. Esse pagamento teve que ser feito pelo banco, sendo que fui mandada de uma agência a outra para conseguir depois de 1 mês efetuar o pagamento e mandar o comprovante por correio (e se foi mais 20 dias até o comprovante chegar). Toda a inscrição para o curso foi pela internet, tanto como o exame de nível de francês. Para fazer o curso, é necessário ter feito exames de proficiência em francês (DALF/DELF) e fazer outro pela internet (e, caso for sorteado, uma prova oral no primeiro dia de curso). E para a viagem em si, foi igual a todas as outras, achar lugar pra ficar, comprar passagens, seguro-saúde...

3. Sobre a Sorbonne: Por que escolheu estudar lá? O que você estudou enquanto esteve lá?

Marina: Eu ia fazer um curso no sul da França, por uma agência de intercâmbios bem famosa em Porto Alegre. Estava quase acertada a minha viagem, quando um dia minha chefe me falou que poderia fazer um curso semelhante ao meu em uma universidade francesa. Então entramos no site da Sorbonne e achamos as inscrições para o Cours d’Été.
O meu curso era de língua francesa, precisamente o nível B1 (intermediário). Existem outros tipos de curso, depende do nível do aluno. Quanto maior o nível dele, foca-se menos língua e mais cultura francesa.

4. Quais foram as impressões que você teve de Paris? Visitou outros lugares?

Marina: Minhas impressões foram as melhores possíveis. Sou extremamente apaixonada por Paris. Uma cidade encantadora, cheia de pontos turísticos (fiquei quase um mês e não visitei vários lugares por falta de tempo), muitas alternativas de programas a noite gratuitos (ex.: shows no Hôtel de Ville e na République) e pessoas simpáticas (e que falam inglês também) para conhecer.

Visitei Nice (praia no sul da França, perto de Mônaco), Barcelona e Londres. Com certeza a melhor cidade para mim é Paris, mas Londres é maravilhosa também, principalmente para quem gosta de sair de noite e fazer compras! Infelizmente fiquei pouco tempo lá (3 dias), então é um lugar certo que irei visitar na minha próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas