Edimburgo (Escócia)

Por Ana

Quando compramos nossa passagem de ida e volta Brasil-Portugal, já tínhamos comprado dois stops junto: Londres e Paris, as duas no fim da nossa estadia na Europa. No entanto, nós sentíamos que precisávamos alargar um pouco esse roteiro e quase terminar a nossa English Trip (que, no sonho, era: Irlanda, Irlanda do Norte, Inglaterra, Escócia e País de Gales, mas o último país não deu tempo e $). Então, colocamos a Escócia como caminho entre Londres e Paris (pois no Brasil não tínhamos comprado esse trecho).
Passamos 1 dia e meio em Edimburgo, capital da Escócia. O tempo foi curto, mas posso relatar algumas coisinhas!

Como sempre, começamos nosso dia em Edimburgo com uma free walking tour! O legal da tour de lá é que tinha também uma versão em espanhol da caminhada, o que achei interessante.

Caminhamos pela Old Town. A gente queria muito comprar a típica roupa escocesa, mas tava cara para os nossos bolsos :(

Ruelinhas de Edimburgo

Pela Old Town
Old Town

Passamos pelos principais pontos em que J.K. Rowling, autora de Harry Potter, teve inspirações para a saga do bruxo mais querido de todos os tempos: passamos pelo "Elephant house", lugar que ela costumava sentar par escrever; pelo cemitério onde ela tirou ideia de nomes para os personagens, como o Tom Riddle e a McGonagall e pela escola onde ela estudou algo como "escrita criativa.

Cemitério

Ali atrás que a Rowling estudou

Olhem ali o nome de um personagem de Harry Potter!
Uma história interessante do cemitério é a do Bobby. Conhecem aquele cachorro da história do filme "Sempre ao seu lado"? Então, em Edimburgo um cachorrinho escocês era tão leal quanto aquele japonês. Seu dono morreu e ele ficava dia e noite no cemitério onde o dono fora enterrado. Assim, ganhou a simpatia de todos e, quando morreu, também ganhou sua casinha eterna no mesmo cemitério. Contudo, não deixaram que um cachorro fosse enterrado num cemitério de humanos. Mas as pessoas não se conformaram e o enterraram em frente ao cemitério. Até hoje, crianças e pessoas mais velhas deixam flores, comida de cachorro e coisas assim na lápide em homenagem ao Bobby dentro do cemitério. É um amorzinho!

Eu e a estátua do Bobby!

Lápide em homenagem ao cachorrinho!
De acordo com a Wikipedia, um ano após a morte do cachorro, Lady Burdett-Coutts mandou erguer uma fonte e uma estátua em sua homenagem. Muitos filmes e livros foram baseados na vida de Bobby, incluindo Greyfriars Bobby, de Eleanor Atkinson e os filmes Greyfriars Bobby (1961, Walt Disney Productions) e The Adventures of Greyfriars Bobby (2006).

Entramos na St. Giles Cathedral, andamos pela Princes Street Gardens, andamos pela loja da avenida principal (que esqueci o nome), amamos muito a Starbucks por vender copos não-descartáveis por 1£ exatamente igual ao copo descartável (obviamente compramos e trouxemos para nossos lares brasileiros <3). Ah, passamos por uma feira de comidas numa avenida. Bem legal! A Lari comeu baklava, uma

Princes Street Gardens


St. Gile's Cathedral

Não entramos, mas vimos o Castelo de Edimburgo, a Scottish National Galery e o National Museum of Scotland. Realmente tínhamos pouco tempo!

Edinburgh Castle

Para chegarmos ao aeroporto foi uma correria: quase perdemos o ônibus que passava de 1 em 1 hora de madrugada!!! Estávamos esperando numa parada e de repente ele muda de caminho!!! Saímos correndo nas ruas desertas de Edimburgo e o motorista foi legal e esperou por nós. Obrigada, moço!

Praticamente vimos um sol da meia-noite! Essa foi tirada lá pelas 11h e pouco da noite e ainda tinha luz do sol. Só depois de chegar no Brasil que eu fui me ligar que bem no norte da Escócia também tem aurora boreal. Pois é, perdi essa dessa vez, mas o futuro me aguarda!!!



Outro fato que me marcou muito em Edimburgo foi o accent (sotaque) das poucas pessoas locais com as quais interagi, ou seja, só as pessoas que me vendiam comida. Tinha um funcionário da Starbucks que tinha um 'rrr' bem comprido, ou, para os linguistas leitores do blog, um 'r' vibrante múltiplo. Muito diferente! Adorei!

Passamos nossa segunda e última noite em Edimburgo no aeroporto porque nosso voo era muito cedo! De lá, fomos para nossa última parada do intercâmbio: segunda vez em Paris.

***FICA O PEDIDO: Se alguma boa alma for para Escócia e, no aeroporto, ver uma loja de lembrancinhas que vende um fone de ouvido com microfone (desses simplezinhos) com a bandeirinha da Escócia (azul e branca), favor, me traga um!!! Eu deixei para comprar quando voltei no aeroporto e, obviamente, a loja estava fechada de madrugada. #chateada. Basta comentar aqui que acertamos os detalhes. Haha, sério.

Comentários

Postagens mais visitadas