Nem tudo são flores - xenofobia em Portugal

Por Ana

Tudo que viemos escrevendo aqui no blog tem apontado as maravilhas que vivemos durante nossa estadia durante o intercâmbio. Entretanto, nem tudo são flores.
Nós, brasileiros que já vivemos em Portugal, provavelmente passamos por alguma situação onde, porque somos brasileiros, fomos discriminados.

Vocês sabem o que é xenofobia? Segundo o dicionário Michaelis, xenofobia significa "aversão às pessoas e coisas estrangeiras". É disso que esse post trata.

Nosso grupo de amigos e conhecidos viveu ou presenciou cenas em que portugueses (pois vivíamos em Portugal) demonstraram grande preconceito contra o Brasil. Davam a entender que devíamos respeitá-los pelo fato de a gente ter sido colônia deles, ou porque existe o estereótipo da femme fatale brasileira, entre outros.
Todas essas situações ficavam somando-se às histórias que ouvíamos de outros brasileiros, porém isso ficava apenas em palavras e, estas, são esquecidas com o tempo.

Contudo, um grupo de estudantes brasileiros que vive em Coimbra resolveu se manifestar sobre isso e promoveu uma série de fotos em que seguram cartazes contendo frases ouvidas ou vividas por eles durante a sua estadia em Portugal. A manifestação pelo Facebook repercutiu bastante entre os amigos e amigos dos amigos dos estudantes, mas foi além e apareceu, inclusive, na versão impressa do jornal Diário de Coimbra.

Não sei se o link das fotos vai funcionar, mas tentem clicar aqui. Caso você não consiga abrir, abaixo eu listo as frases das fotos. Lembrando que eu não apareço nas fotos e não fiz parte da composição das frases, mas garanto para vocês que ouvi ou soube de gente que ouviu versões delas.

1. "A vós o que cabe é voltarem para o vosso país."
2. [vídeo de violação] "é ISTO que vocês merecem!"
3. "O que é isso nada! Calas a boca ou levas umas bofetadas." - Dito por um jovem português depois de cuspir na minha cara.
4. "Mas você é brasileira!" - Quando recusei uma investida sexual.
5. "Sabe o quê brasileira fala quando vai tirar foto? Pênis." - Depois ele sorriu ironicamente.
6. "As alunas brasileiras precisam cuidar o comportamento , caso contrário, reforçarão o estereótipo de prostitutas, putas ou fáceis." - conselho de uma professora.
7. "E aí, garota, és garota de programa?" - de um professor que adora imitar o sotaque brasileiro (e falar asneiras).
8 - "Fui agredido moral e fisicamente por quatro homens na Queima das Fitas."
9 - "BURRO! Aprenda a falar/escrever o português direito." - Tudo isso porque sou brasileiro.
10 - "Mesmo com toda xenofobia, Coimbra é bem melhor que São Paulo, não é?" - Diretor da FLUC (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Minha resposta: NÃO!

A seguir, o link para a notícia no site do Diário de Coimbra: http://diariocoimbra.pt/noticias/brasileiros-dizem-se-vitimas-de-agressoes-e-xenofobia

Abaixo, a cópia da versão impressa (no site só há um pouquinho da matéria).


O que posso relatar é que um dia estávamos no metro e uma senhora começou a discutir com a gente, dizendo que o Brasil devia agradecer muito a Portugal porque eles deram a cultura, a língua, etc, ou seja, que o brasileiro devia tudo a Portugal.
Também conheço gente que ouviu a frase 04. Lamentável... Além de outros episódios que não me vem na cabeça agora.

Aos futuros intercambistas, desejo que não passem por uma situação parecida!!! E, caso passem, não fiquem quietos e contem ao mundo de alguma forma. Vamos fazer essa xenofobia ser, pelo menos, conhecida pelas outras pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas