Dublin (Irlanda)

Por Ana

Falar dessa cidade incrível é fácil. Dentre todas viagens, essa foi uma das (ou a) que mais gostei. Diversos fatores podem ter influenciado no meu sentimento: foi o primeiro país de língua inglesa que visitei; a arquitetura da capital é bem diferente daquela de Lisboa; as pessoas com quem tive contato foram muito simpáticas e atenciosas; é uma cidade grande, contudo não é uma megalópole - conseguimos fazer tudo a pé.

Eu e a Lari fomos em abril para Dublin. Eu fui sem expectativas, resolvendo ir para lá mais por "ah, vamos conhecer mais um lugar" e me encantei! Passamos de quinta a domingo e, nesse meio tempo, passamos um dia em Belfast, capital da Irlanda do Norte.

Como eu já disse, tudo é fácil de ser feito a pé em Dublin. Fomos só num parque (Phoenix Park) que foi bem longe de ir a pé, mas igual fomos. Não existe metrô, só ônibus.

O principal supermercado é o Tesco, que eu achei MUITO caro!!! Ok, eu só tive a chance de entrar no Tesco Express, que tem por característica ser mais caro que um supermercado não express.

Uma das melhores experiências gastronômicas da minha vida foi em Dublin. Se você gosta de chocolate quente, prepare-se para um êxtase de emoção: o chocolate quente da Imsonia é MARAVILHOSO. Muito melhor que Starbucks, Café Nero ou assemelhados. O chocolate quente é normal, mas eles colocam raspas de chocolate que dão um toque sensacional. Tá, parece simples, mas o próprio chocolate quente não é igual aos outros. Só experimentando para entender.

Há uma perdição na cidade, especialmente se você ainda não conhece: a famosa loja Primark, existente em Portugal, Londres, etc, também tem em Dublin! Só que lá o nome é Penneys e para as amantes de vestido, lugar próprio para o alto consumo e altos gastos. Nos outros países, a Primark/Penneys é num lugar distante ou só tem 01 loja na cidade. Em Dublin, não. Tu está caminhando tranquilamente pela O'Connel Street, uma das principais de lá, e daí tu dá de cara com a loja. Dificílimo de não entrar!

Como ir: voos saindo de Lisboa para Dublin são bem caros. A alternativa que encontramos foi ir de Lisboa para Faro (outra cidade de Portugal) via ônibus e de lá pegar um voo da Ryanair para Dublin. O percurso de Lisboa para Faro dá uns 4 horas e meia e do Faro para Dublin deu umas 3 horas e meia.

Lembrancinhas: Foi a primeira e única cidade que eu vi uma coisa tão organizada em relação a lembrancinhas. Em Dublin, existe apenas uma loja credenciada para vender artigos/peças/itens/souvenires da Irlanda e o nome dela é Carrol's! Parecia um sonho se tornando realidade: tudo que é coisa se encontra lá. Chaveiros, canetas, postais, fantasias, roupas, ímãs, fones de ouvido, copos, caderninhos, canecas, quadros, cds, tudo!!! Praticamente tem uma Carrol's em cada esquina. Surtamos e queríamos comprar toda a loja...

Conhecendo a cidade: Chegamos em Dublin, deixamos nossas coisas no hostel, almoçamos no McDonald's e fomos para um free walking tour. Como de costume, depois de fazê-lo, refizemos o caminho para tirarmos fotos.
Apesar de estar no começo da primavera, percebi que os parques de Dublin estavam muito floridos, deixando a cidade ainda mais charmosa!

Dicas:
- A Irlanda está na União Europeia, mas não está no Tratado de Schengen. Isso significa que você terá que passar pela imigração quando chegar lá. No stress, só dizer quanto tempo você vai ficar na cidade, onde vai ficar e qual o motivo de ter ido pra lá. Em inglês, né! Be prepared.
- Mesmo fuso horário de Lisboa e Londres (0 no Greenwich) e a moeda é o euro.
- Já falei, mas não esqueça de tomar um chocolate quente da Imsonia. Em vários mercadinhos, como o Spare, você encontra essa delícia.
- Vá num pub!!! Essa é a capital dos pubs. Por gosto pessoal, não fui, mas a maioria das pessoas gosta de beber cerveja e outras coisas, então é uma dica interessante.
- Preste atenção na música tradicional irlandesa quando estiver dentro da Carrol's. Fiquei morrendo de vontade de comprar um cd, mas o lado pirataria e economia falaram mais alto.
- Clique nesse link para ver o mapa turístico da cidade. Ele foi feito pela empresa New Sandeman, que faz os free walking tours! http://www.newdublintours.com/public/Maps/DUB_map.jpg
- Um bom lugar para ficar em Dublin é perto da O'Connel Street, perto do Spire (foto abaixo), pois ali é o centro da cidade, com fácil acesso indo e vindo do aeroporto e da estação de ônibus Busáras e várias lojas e restaurantes.

Spire


Christ Church


St. Patrick's Church

Trinity College

Trinity College Library

Museu dos Escritores

James Joyce Centre

St. Stephen's Green Park

A cerveja famosa da Irlanda

Estátua do Oscar Wilde no Merrion Square

Phoenix Park

Flores no jardim da igreja de St. Patrick
Rio Liffey

Comentários

Postagens mais visitadas