FCSH - Universidade Nova de Lisboa
Por Ana
Chegamos finalmente ao fim das aulas! Agora já podemos contar sobre como foi a nossa experiência.
Quando nos inscrevemos para o intercâmbio, escolhemos a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No Brasil, nosso curso é Letras. Em Lisboa, o curso chama-se Línguas, Literaturas e Culturas.
*Quer ver os cursos e disciplinas? Clique aqui: http://fcsh.unl.pt/ensino
*Quer ver os cursos e disciplinas? Clique aqui: http://fcsh.unl.pt/ensino
Eu e a Lari fizemos praticamente as mesmas cadeiras, então aqui vai o relato delas:
Literatura norte-americana contemporânea
About: Cadeira de 06 créditos, sendo 04 presenciais, aborda a literatura do pós-guerra. A disciplina foi dada em português.
Avaliação: Geralmente há uma apresentação de trabalho em grupo + uma prova que aborda as leituras do semestre inteiro. Contudo, a nossa turma era muito grande e a professora preferiu fazer só a prova final. É de praxe os alunos escreverem pelo menos 07 páginas de resposta para duas perguntas. É, não é fácil, não!
Opinião: Amei essa disciplina porque antes de começarmos a estudar a literatura propriamente dita, a professora faz um mês mais ou menos de introdução, explicando aspectos importantes da cultura e história norte-americanas. Lindo <3 Também gostei porque conseguimos trazer muito da cultura norte-americana para dentro da sala de aula, o que foi ótimo!
Leituras: Lemos romances, poesia e conto.
About: Cadeira de 06 créditos, sendo 04 presenciais, aborda a literatura inglesa desde o modernismo até aos nossos dias, estudando alguns textos fundamentais nos campos da poesia, do teatro e da ficção. A disciplina foi dada em português.
Avaliação: Um ensaio a ser entregue no último dia de aula sobre uma das obras estudadas durante o semestre. O professor faz questão de lembrar em toda a aula para os alunos escreverem os seus ensaios o mais cedo possível, mas sempre tem gente que deixa para o fim. O professor não cobra chamada, mas ele sabe quem vai na aula ou não. Então, não adianta nunca ir na aula e entregar um ensaio no último dia porque o professor reconhece seus alunos! Além disso, a entrega é presencial, portanto quem nunca apareceu na aula ele marca o ensaio para saber que tem que olhar muito atentamente para aquele trabalho... Os ensaios com nota a partir de 16 são publicados no livro (digital e físico) da disciplina, chamado Talent Will Rise.
Opinião: Gostei muito! O professor não se ateve apenas à literatura no formato escrito, pois trazia também vídeos do YouTube com pessoas recitando os poemas estudados em aula e também trazia outros para adicionar. Os colegas faltavam muito à aula e isso deixava a sala meio vazia. Como tinham muitas leituras, foi difícil acompanhar, ainda mais quando focávamos em fazer o ensaio, daí o trabalho de cada aluno (parecia que) virava-se para o livro em foco
Leituras: Todo o cronograma de leituras encontra-se na página da disciplina http://www.fcsh.unl.pt/docentes/cceia/ . Olhando, já dá para ter uma ideia do que se estuda no semestre. Na aba "disciplinas/seminários" estão as disciplinas ministradas por esse professor com as respectivas súmulas e etc.
Literatura inglesa do Romantismo
About: Cadeira de 06 créditos, sendo 04 presenciais. Como o nome já diz, fala da literatura no finzinho do neoclassicismo para o Romantismo.
Avaliação: Uma apresentação em grupo sobre um poema da coletânea do semestre ou sobre um aspecto específico do livro Frankenstein, de Mary Shelley + uma prova com duas questões: 1) poesia 2) Frankenstein.
Opinião: Aprendi muito sobre poesia nessa disciplina, já que só tivemos um romance durante todo o semestre. A professora cobrava bastante que os alunos fizessem a interpretação dos poemas, instigando para que encontrássemos os aspectos do Romantismo em cada poema. Eu achei bem difícil, pois não gosto e não sei muito sobre poesia. Durante boa parte do semestre foi apresentação dos colegas sobre os poemas, o que é legal mas também faz a gente sentir falta do professor lá na frente! O trabalho em grupo foi bem difícil também, pois eu tive que achar meu grupo em cima da hora e a apresentação era uma aula inteira (2 horas).
Leituras: A professora deixou uma coletânea no xerox dos poemas dos poetas Blake, Wordsworth, Coleridge, Percy Shelley, Keats e mais o livro Frankenstein, da Mary Shelley.
Inglês C2.1
About: Cadeira de 04 créditos, é a última disciplina de língua inglesa oferecida pela FCSH. Ela tem o objetivo de aproximar os alunos do nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente).
Avaliação: É contínua, ou seja, não há só uma prova no fim do semestre para avaliar. Temos que participar das aulas (não só estar na aula), senão a professora chama para falar! De tempos em tempos, somos pedidos a escrever um texto de 500 palavras em média. Também lemos The Uncommon Reader, de Allan Bennet e fizemos duas provas escritas (uma de escrever um texto e outra de gramática e interpretação de texto) e uma prova oral (em grupos de 03 pessoas).
Opinião: Bem mais puxado do que no Brasil, além da proficiência dos alunos portugueses ser bem maior do que aquela que encontramos pelas terras brasileiras. Ah, e lá eles têm que usar a variedade britânica do inglês.
Tem alguma dúvida, inquietação, quer fazer uma cadeira lá mas está em dúvida? Deixe um comentário que procuramos responder, mesmo se não tivermos feito a cadeira, podemos pedir para nossos informantes portugueses para dizer algo ;)
Avaliação: Geralmente há uma apresentação de trabalho em grupo + uma prova que aborda as leituras do semestre inteiro. Contudo, a nossa turma era muito grande e a professora preferiu fazer só a prova final. É de praxe os alunos escreverem pelo menos 07 páginas de resposta para duas perguntas. É, não é fácil, não!
Opinião: Amei essa disciplina porque antes de começarmos a estudar a literatura propriamente dita, a professora faz um mês mais ou menos de introdução, explicando aspectos importantes da cultura e história norte-americanas. Lindo <3 Também gostei porque conseguimos trazer muito da cultura norte-americana para dentro da sala de aula, o que foi ótimo!
Leituras: Lemos romances, poesia e conto.
Poesia: Sylvia Plath, Adrienne Rich e Allen Ginsberg.
Conto: "A&P", John Updike.
Literatura Inglesa Contemporânea
Avaliação: Um ensaio a ser entregue no último dia de aula sobre uma das obras estudadas durante o semestre. O professor faz questão de lembrar em toda a aula para os alunos escreverem os seus ensaios o mais cedo possível, mas sempre tem gente que deixa para o fim. O professor não cobra chamada, mas ele sabe quem vai na aula ou não. Então, não adianta nunca ir na aula e entregar um ensaio no último dia porque o professor reconhece seus alunos! Além disso, a entrega é presencial, portanto quem nunca apareceu na aula ele marca o ensaio para saber que tem que olhar muito atentamente para aquele trabalho... Os ensaios com nota a partir de 16 são publicados no livro (digital e físico) da disciplina, chamado Talent Will Rise.
Opinião: Gostei muito! O professor não se ateve apenas à literatura no formato escrito, pois trazia também vídeos do YouTube com pessoas recitando os poemas estudados em aula e também trazia outros para adicionar. Os colegas faltavam muito à aula e isso deixava a sala meio vazia. Como tinham muitas leituras, foi difícil acompanhar, ainda mais quando focávamos em fazer o ensaio, daí o trabalho de cada aluno (parecia que) virava-se para o livro em foco
Leituras: Todo o cronograma de leituras encontra-se na página da disciplina http://www.fcsh.unl.pt/docentes/cceia/ . Olhando, já dá para ter uma ideia do que se estuda no semestre. Na aba "disciplinas/seminários" estão as disciplinas ministradas por esse professor com as respectivas súmulas e etc.
Literatura inglesa do Romantismo
About: Cadeira de 06 créditos, sendo 04 presenciais. Como o nome já diz, fala da literatura no finzinho do neoclassicismo para o Romantismo.
Avaliação: Uma apresentação em grupo sobre um poema da coletânea do semestre ou sobre um aspecto específico do livro Frankenstein, de Mary Shelley + uma prova com duas questões: 1) poesia 2) Frankenstein.
Opinião: Aprendi muito sobre poesia nessa disciplina, já que só tivemos um romance durante todo o semestre. A professora cobrava bastante que os alunos fizessem a interpretação dos poemas, instigando para que encontrássemos os aspectos do Romantismo em cada poema. Eu achei bem difícil, pois não gosto e não sei muito sobre poesia. Durante boa parte do semestre foi apresentação dos colegas sobre os poemas, o que é legal mas também faz a gente sentir falta do professor lá na frente! O trabalho em grupo foi bem difícil também, pois eu tive que achar meu grupo em cima da hora e a apresentação era uma aula inteira (2 horas).
Leituras: A professora deixou uma coletânea no xerox dos poemas dos poetas Blake, Wordsworth, Coleridge, Percy Shelley, Keats e mais o livro Frankenstein, da Mary Shelley.
Inglês C2.1
About: Cadeira de 04 créditos, é a última disciplina de língua inglesa oferecida pela FCSH. Ela tem o objetivo de aproximar os alunos do nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente).
Avaliação: É contínua, ou seja, não há só uma prova no fim do semestre para avaliar. Temos que participar das aulas (não só estar na aula), senão a professora chama para falar! De tempos em tempos, somos pedidos a escrever um texto de 500 palavras em média. Também lemos The Uncommon Reader, de Allan Bennet e fizemos duas provas escritas (uma de escrever um texto e outra de gramática e interpretação de texto) e uma prova oral (em grupos de 03 pessoas).
Opinião: Bem mais puxado do que no Brasil, além da proficiência dos alunos portugueses ser bem maior do que aquela que encontramos pelas terras brasileiras. Ah, e lá eles têm que usar a variedade britânica do inglês.
Tem alguma dúvida, inquietação, quer fazer uma cadeira lá mas está em dúvida? Deixe um comentário que procuramos responder, mesmo se não tivermos feito a cadeira, podemos pedir para nossos informantes portugueses para dizer algo ;)
Comentários
Postar um comentário