Balanço do mês Ou passos monetários para um intercâmbio.

Por Larissa

Esse Post  começa com alguns passos (monetários) para se fazer o intercâmbio e continua com um balanço dos gastos do primeiro mês.

1 - Gastos pré - intercâmbio.
Alguns amigos da UFRGS perguntaram como eram os gastos aqui em Portugal, porque eles tão pensando em concorrer a bolsas de intercâmbio na UFRGS, então vou começar com um resumo de todos os posts até agora. Não interessa a bolsa para qual você vai concorrer se prepare para gastar uns 5mil ainda no Brasil com passagem, visto, seguro saúde, autenticações, passaporte - se você ainda não tiver, procuração e talvez o aluguel do primeiro mês tenha que ser pago ainda no Brasil. Então se você ganhar uma bolsa de 12mil reais, já gastou 5 mil no Brasil e ficou com 7mil pra viagem. Sem querer desmotivar ninguém, mas mesmo com bolsa: o negócio é tenso.


2 - Sobre a divisão do dinheiro por mês.
Essa é importante, se você for ganhar uma bolsa de intercâmbio, ou juntou dinheiro pra fazer intercâmbio, você sabe exatamente quanto tem para viver nesses meses que deseja passar estudando. Lembre de dividir o dinheiro pelo número de meses para ter uma noção de quanto pode gastar por mês. Por Exemplo, você ganhou na mega-sena 30 mil reais e quer passar um ano estudando isso quer dizer que você tem (30/12) 2,5 mil por mês (se não for usar esse dinheiro para compras as passagens e etc vide tópico 1). Esse não vai ser uma lesson porque todo mundo já deve ter pensado nisso.


3 - Sobre as roupas (isso é muito importante)
Se você tem uma poupancinha, acredite em mim: não vale a pena trazer roupa nenhuma pra Portugal, eu morria de medo de passar frio e hoje eu vejo que eu devia ter trazido roupa pra dois dias e ter comprado todo o resto aqui. É MUITO, MUITO  barato roupa e até dia 28 de fevereiro é a época de saldos, então é a época certa de fazer compras. O que eu pensava no Brasil era: tá as roupas são baratas na Europa, mas eu já tenho roupas então eu vou levar o máximo de roupas que eu puder pra não gastar lá (porque caso vocês ainda não tenham percebido: nós três somos pobres). O que eu penso agora é: Não se engane, por mais que tu queira "não gastar", tu vai acabar vendo as mega promoções e comprando, eu comprei um tênis por 3 euros. "Mas por que tu acha que eu vou comprar Larissa? " Tu vai comprar porque vai estar passando um frio e porque vai pensar o quanto "aquele casaco" seria no Brasil e o quanto é em Portugal (tipo é MUITO mais barato). Então lesson number one: venha com poucas roupas e preparado para comprar muitas roupas.

4 - Sobre quanto você vai gastar no primeiro mês.
Todas nós viemos com uma previsão de quanto iríamos gastar por mês.Além disso, todo mundo nos avisou que no primeiro mês nós gastaríamos mais porque algumas coisas nós precisamos comprar aqui, por exemplo, papel higiênico, pasta de dente etc. Eu ainda assim tinha esperanças de não gastar mais do que o programado por mês. Então lesson number two: venha preparado para gastar um pouco mais do que o planejado no primeiro mês.

5 - Sobre os gastos de todo mês
Alguns gastos são certos como 35 Euros no passe infinito de métro, ou seja, condução por quase todos os meios de transporte de lisboa. Pelo menos 10 euros no Moche (é o telefone, logo mais explicamos melhor esse bicho). O aluguel que entre nós varia de 200 euros a 270 - depende muito das acomodações que vocês espera. No mercado, eu gastei muito esse mês (comparado com as outras pessoas) , mas não sei se foi porque eu pirei no sucrilhos ou porque realmente eu como de mais, mas eu gastei em torno de uns 60 euros de mercado. A partir daí os gastos de cada um podem variar muito. Outra coisa que nós gastamos foram passeios em Lisboa em que tu vai ter que pagar a entrada do museu/monumento/atração turística e vai acabar tomando um cafézinho na rua, em geral custa uns 8 euros por saída (e como tu vai estar em um outro país vai querer sair quase todo dia, "se fosse pra ficar em casa eu tinha ficado no Brasil" é o lema). Além dessas saídas por Lisboa nós fizemos duas viagens aqui em Portugal nós fomos pra Serra da Estrela e pra Óbidos no festival de chocolate. 

Comentários

Postagens mais visitadas