Viajando pela Europa - meios de transporte

Por Ana

Muita gente que conheço ficou impressionada com o número de viagens que fizemos durante o intercâmbio. A primeira pergunta que vem é: "Vocês viajaram de trem?". Bom, a minha experiência com trens foi bem menor comparada com a de viajar de avião. Eu peguei apenas trem de Madri para Barcelona, de Bruxelas pra Brugge e de Berlim para Leipzig. A Lari viajou mais de trem pelo Leste Europeu, porém, mesmo assim, viajar de avião é muito mais fácil, rápido e diversas vezes mais econômico também.

Nós, brasileiros e brasileiras, precisamos ter em mente que o mais caro é chegar na Europa. Não importa se você for de TAP, Ibéria, AirFrance, Alitalia, etc, vamos desembolsar uns "mils" reais para chegar lá no Velho Continente. A partir do momento que você estiver lá, feito!

Uma ideia que eu tinha aqui no Brasil é de que eu viajaria muito de trem. Vou ser sincera que fiquei feliz por não ter andado tanto pelos seguintes motivos:
1 - Demora.
2 - Não é muito confortável.
3 - Tem tido tanto acidente de trem por aí que dá mais medo.
4 - As estações de trem podem ser difíceis de achar, mas isso alguns aeroportos também.
5 - O trem só chega muito perto da hora de partir, o que deixa a gente meio insegura de chegar muito cedo e não ter onde ficar ou de se enganar em alguma coisa e perder o trem por chegar uns 15 segundos atrasada.
6 - É mais complicado comprar passagens de trem do que de avião.

Então, quais são as outras opções?

Para distâncias mais curtas, talvez valha a pena ver o preço das passagens de ônibus. Dentro de Portugal, como eu já disse em outros posts, tem a Rede Expressos. As companhias que considerei mais "famosas" são a Megabus e a Eurolines.
Minha experiência com a Rede Expressos sempre foi boa, geralmente os ônibus são bem macios e o lugar é marcado, então há menos chances de irritação. O bom é que dá pra comprar pela internet e com desconto de estudante. A viagem mais longa que fiz foi de +-4h30 indo de Lisboa para o Faro e vice-versa. Os ônibus tinham supostamente Wi-Fi (supostamente porque geralmente não funcionava no meu celular).
De Eurolines fomos de Brugge para Amsterdã. O difícil da Eurolines foi não sabermos onde era a parada do ônibus, pois não era dentro da estação, mas fora, perto de onde os õnibus da cidade paravam. Pensamos que perderíamos o bus, ficamos bem loucas, mas no fim tinha uma mini plaquinha indicando o lugar correto. O ônibus tinha supostamente Wi-Fi [2].
Usamos a Megabus para ir de Amsterdã para Paris. MEU DEUS, que lugarzinho! Onde pegamos o ônibus era praticamente no meio do nada, quase meia-noite, um frio polar pegando... O ônibus tinha banheiro, só que como a maioria viajando era nova, as pessoas passaram a noite conversando e não deixando os outros dormir. Resultado: todos morrendo chegando em Paris. O ônibus tinha supostamente Wi-Fi [3].
A nossa maior experiência viajando de ônibus não foi com nenhuma empresa de ônibus, mas com uma empresa de turismo: quando fomos de Portugal para o Marrocos de ônibus. Sim, é verdade. Para maiores informações, consultar o post sobre o Marrocos.

No entanto, a forma mais prática, rápida e segura é o avião! Há sempre a escolha entre viajar bem e viajar low cost. Viajar bem significa viajar com empresas que fazem voos além dos confins da Europa, como a TAP, Emirates, Alitalia, Lufthansa, British Airlines. Elas oferecem mais conforto, melhor atendimento, chegada e saída nos aeroportos mais próximos do centro da cidade, lanche (isso é luxooo) e geralmente vão deixar você levar uma mala sem precisar pagar a mais. Isso, obviamente, tem um custo: as passagens tendem a ser um pouco ou mais sinceramente bem mais caras do que as empresas...
Low cost! Living la vida loca! Se você é estudante ou um trabalhador comum, dificilmente vai optar pelas tarifas bem mais rechonchudas. Isso quer dizer que vai ficar sem viajar? Claro que não! Para isso, existem as empresas LOW COST. Elas têm esse nome por um motivo claro - você vai voar e chegar no seu destino, mas não espero muito conforto ou luxo: eles vão te oferecer o mínimo para viajar bem, como um assento (que não é marcado geralmente), banheiro e uma malinha bem pequena que você pode levar como bagagem de mão.
As companhias mais famosas low cost são a Easyjet, Ryanair e Vueling. No semestre que estive em Lisboa, só saíam dali a Easyjet e a Vueling. Parece que agora em novembro a Ryanair começa a operar lá também... Já me disseram de promoções que pagaram 0,69 centimos para ir do Porto para Madrid. Is this real life?

Espero que esse post tenha ajudado e, se tiver dúvidas, comente!

Comentários

Postagens mais visitadas