Home Sweet Home
Por Larissa
Uma das primeiras coisas que me incomodaram quando eu descobri que ia para Portugal era ter um lugar para morar. Essa é uma busca sem fim: a casa perfeita. Muitos fatores eram relevantes: o precinho camarada, a acessibilidade, ônibus, autocarro, mercado e outras coisas que a Ana Paula é mais preocupada do que eu (tipo se tem banco por perto).
Bom, para iniciar a busca nada como aquele conselho dos amigos que já foram antes de nós e a dica era: more perto da universidade que você vai estudar. Não podemos atestar a veracidade desse conselho ainda, mas logo nós confirmamos se ele é útil ou não.
Outra coisa que me incomodava era ter as contas incluídas porque às vezes o preço do aluguel é maravilhoso, mas as contas são para dividir e isso pode ser uma caixinha de surpresas.
Vamos para as várias opções.
1 - Apartamento para dividir:
É bem comum ter opções de apartamento em que as pessoas alugam para estudantes, estrangeiros, trabalhadores, etc um dos quartos. As opções são muitas, pode ser em qualquer lugar, com qualquer pessoa, com preços diversos.
Onde procurar:
OLX: procure por aluger de quarto, investigue bem todas as opções, mande e-mail para os donos dos quartos que são interessantes (MAS, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO os intercambistas que vieram antes de nós disseram para nunca alugar por esse site)
BQuarto PT: Na minha opinião o melhor site de todos. Tem que criar um ficha e é bem mais detalhado.
EasyQuartoPT: É muito difícil de usar, a não ser que tu seja um membro premium não consegue ver a resposta as tuas mensagens para os donos dos quartos. Eu achei meio confuso.
Além disso tem, simplesmente, MILHÕES de grupos e páginas no facebook (como essa) que podem te dar informações sobre quartos para alugar.
Importante Saber: T1 - um quarto, T2 - dois quartos.
2 - Residência Estudantil
Residências são uma casa que recebe gente de todo mundo que está indo estudar em Lisboa, algumas tem várias opções de quarto: single e com banheiro, single e banheiro partilhado, duplo e com banheiro, duplo e banheiro partilhado e dai por diante.
Além disso, várias oferecem incluído no valor do aluguel algumas refeições diárias como almoço e café da manhã, ou almoço e janta e variantes. A maioria das residências de Lisboa são religiosas e dividem homens e mulheres.
Importante saber: geralmente o preço dessa opção é mais salgado do que das outras, mas tem suas vantagens se você vai economizar com comida.
Domus Nostra (Feminina)
Maria Imaculada (Feminina)
Residência dos Alamos (Feminina)
Residencia Universitária Feminina da UCP (Feminina)
Colégio Universitário Pio XII (Masculina)
Residência Universitária Monte Claro (Masculina)
Ondacity (mista)
Elias Garcia Residence (mista)
Além dessas tem muitas outras opções, essas são apenas as que eu encontrei durante a minha pesquisa.
3 - Alojamento da Universidade
Praticamente todas as universidades de Lisboa têm uma residencia universitária, lembre-se de aplicar para a sua residência universitária assim que for selecionado para o intercâmbio. Elas funcionam mais ou menos como as outras residências, tem várias opções de quarto e variam com relação ao preço.
4 - Espere chegar lá e ver o que é.
Esse é o conselho que eu mais ouço dos "intercambistas que vieram antes de nós". Alugue um hostel para os primeiros dias de viagem e investigue bastante todas as opções de moradias, chegue lá com uma lista de lugares para visitar já. Além disso, nos disseram que lá é possível encontrar vários anúncios de apartamentos bem baratos, vale a pena investigar.
Comentários
Postar um comentário