Seguro Saúde
Por Larissa
O Seguro saúde é um dos requisitos para pedir o visto. O seguro saúde obrigatório para o visto Schengen tem que ter uma cobertura de, no mínimo, 30 mil Euros.
Para viagens curtas eu não sei se é preciso um seguro saúde, mas para viagens de mais de 90 dias com certeza é preciso. Só para constar, é melhor ter um seguro saúde de qualquer jeito a gente nunca sabe o que pode acontecer.
Os fatores que determinam o valor do seguro variam entre idade da pessoa que vai viajar, país de destino e, principalmente, tempo da viagem, cada dia faz a diferença.
1 - PB4
O PB4 é um acordo entre o governo do Brasil e o de Portugal, através desse seguro quase qualquer um poderia ter acesso ao "SUS" de Portugal (vale para alguns outros países também, como a Espanha).
Para ter direito ao PB4 é preciso ser contribuinte do INSS. Quem tem carteira assinada pode ir na delegacia de saúde ou na secretaria de saúde da sua cidade e pedir um formulário do PB4. Quem não tem carteira assinada pode contribuir como trabalhador autônomo e depois pedir o formulário do PB4. A contribuição é em torno de 60 reais por mês.
Nesse link do consulado de Portugal tem toda a explicação sobre como fazer e nesse tem uma ótima explicação de alguém que realmente fez esse seguro.
O Compara Online não é uma companhia de seguro, na verdade esse é um site que faz cotações. No compara online nós encontramos duas companhias de seguro a Cardinal Assistance e a MOK, mas elas só vendem seguro através deste site. A princípio, nós ficamos em dúvida sobre a confiabilidade do site, mas descobrimos que é um site confiável.
Para quem for usar o Compara Online é preciso prestar atenção nas opções de seguro, as opções mais baratas não cobrem 30 mil euros, e sim, 30 mil dólares. Além disso, os seguros mais baratos são válidos apenas no país de destino da viagem - o que não é legal se tu pretende viajar pela Europa - e tem algumas opções de seguro que cobram uma franquia. Meu conselho é: leia as opções de planos com parcimônia e não escolha a mais barata e sim a que dê mais cobertura por um preço melhor.
Dica: Nós descobrimos que fazendo o orçamento para duas pessoas o preço do seguro ficava mais barato. Os preços ficam em torno de 500,00 reais dependendo do plano.
Aqui estão reunidos algumas indicações de seguro que amigos nos deram.
a) Porto Seguro Viagem (Em torno de 750,00 reais)
b) AssistCard (Em torno de 1000,00 reais)
4 - Cartão de Crédito
Algumas companhias de cartão de crédito dão o seguro saúde quando as passagens são compradas com o cartão. Bom, esse seguro só cobre 3 meses, mas já abateria uma parte do valor do seguro privado. Confira com a sua companhia de cartão de crédito.
Fatores que determinaram nossa escolha:
- O preço: Se você ainda não fez orçamento de seguro prepare-se para o seu primeiro orçamento, eu tomei um susto enorme. No fim, nós optamos pelo melhor custo - benefício.
- A cobertura: Depois do susto com o preço, pense o que você quer com essa viagem, se existe a chance de você viajar para outros países da Europa opte por um seguro que cubra a Europa inteira.
- A franquia: Nós não queríamos um seguro em que nós tivéssemos que pagar uma franquia quando ficássemos doente. Afinal ficar doente já vai ser estressante o suficiente.
- Esse post pesou contra o PB4, a gente não planeja ficar doente em outro país, mas se acontecer não queremos ficar esperando até as 2h da manhã em um hospital.
Meninas, qual seguro vocês escolheram? Indicam o mok travel?
ResponderExcluirFizemos o Cardinal Joven Plus ;)
Excluir