Férias da Pascoa - Parte I - Planejamento

Por Larissa

Começa hoje uma série de posts sobre as nossas férias da Páscoa. Você que está pensando em fazer um intercâmbio pra Portugal já deve ficar sabendo de antemão que na páscoa eles dão uma semana de férias. (Xuxu beleza). Como nós só temos 6 meses aqui e não podemos perder tempo curtindo férias em Lisboa, preparamos uma mega viagem nesses 11 dias (SIM, minha gente 11 DIAS de fériado da pascoa).
Esse post vi falar um pouco sobre como começar o planejamento da viagem, procurar passagens, mudar passagens, procurar hosteis, pequena programação e nós próximos posts vou falar de cada país e o que fizemos lá.

Então, a primeira coisa a se fazer é criar uma lista dos dias que você tem pra viajar, depois colocar países/cidades do lado de cada dia. Isso ainda vai mudar MUITO. Esse plano é só um esboço. Pra você ter uma ideia no começo da nossa viagem a gente nem sabia se ia pra França ou pra Itália - como se as duas fossem a mesma coisa.
Dica 1: Como nós decidimos pra onde ir primeiro? Coloque o ponto de partida no Skyscanner, o dia que você quer sair e NÃO preencha nada no destino. O Skyscanner vai te dizer o destino mais barato. 
Exemplo: De: Lisboa Para: Qualquer Destino
Só ida dia: 23/03/2013

Foi assim que nós acabamos optando pelo nosso destino de viagem. Essa viagem não é completamente ideia original nossa. É bem comum os intercambistas seguirem por esses destinos nas férias da Páscoa. Nós fizemos Bruxelas, Bruggues, Amsterdam e Paris, mas a melhor forma de entender isso é pela tabelinha que tem ali embaixo.
Dica 2: A passagem de ida era MUITO mais barata saindo do Porto, era tão mais barata que valia a pena pagar os 20 euros de onibus até o porto e a gente já aproveitou pra conhecer a cidade.

22/03 - Lisboa/Porto 
23/03 - Porto/Bruxelas
24/03 - Bruxelas
25/03 - Bruxelas/Bruggues
26/03 - Bruggues/Amsterdam
27/03 - Amsterdam
28/03 - Amsterdam
29/03 - Amsterdam/Paris
30/03 - Paris
31/03 - Paris
01/04 - Paris/Lisboa

Acredite em mim quando eu digo: esse planejamento não começou assim, muita coisa mudou por causa do valor das passagens. Nós iriamos para Ghent, mas optamos por tirar para não gastar mais. Nós iriamos um dia antes para Paris, mas optamos por tirar porque não teria lugar no onibus para todo mundo e acabamos dando preferência para os amigos. Assim, o roteiro foi mudando para chegar nisso aí.

Para as passagens nós procuramos no querido Skyscanner, mas compramos direto com a companhia aérea. Os únicos trechos que fizemos de avião foram os de ida e volta. Depois: Onibus e trem, meus queridos. Sem muita emoção com relação a trem na europa ok? Se você vem com a ilusão que vai andar toda europa de trem bala, é bom vir com a ilusão de ser rico também. Trem bala é muito caro, trem comum é acessível e onibus então quanto pior mais barato.

Nós procuramos trem na Eurail. Vale a pena procurar por aí pra ter uma ideia dos preços, mas geralmente se você colocar no google de x para y de trem aparecem várias opções.
Onibus nós compramos de Megabus e Eurolines. Nós compramos onibus de Bruggues para Amsterdam e de Amsterdam para Paris. Para economizar (sempre economizar) nós fomos de Amsterdam para Paris em um onibus noturno (das 23h até as 6h20) uma maravilha se você consegue dormir no onibus que nem eu, já pra quem não consegue - tipo a Priscila - sofrimento puro.
Eu vou falar mais sobre cada linha e como foi nos posts específicos de cada país, porque é muito história pra contar sobre o que agente passou procurando esses onibus.

Pronto, agora você já tem meios de transporte para todas as cidades. Começamos a procurar por Hosteis que é a área da Ana.  Nós usamos o hostelworld sempre procurando o mais barato de todos, mas que as avaliações não fossem tão ruins. Também vou falar mais de cada hostel quando falar de cada país - MUITA CONFUSÃO também. Fica de lição dessa viagem: Sempre procurar hosteis com café da manhã, que estejam localizados em pontos centrais e com boas avaliações.

Depois de já ter tudo isso pronto, é bom umas semanas antes da viagem começar a pesquisar sobre as cidades que você vai visitar. Baixe o Trip Advisor, procure no google mesmo: museus que quer visitar, parques, castelos, etc valor das entradas, como faz pra chegar e sair de determinado lugar. Nós dividimos as cidades por pessoas, então assim cada uma era responsável por saber coisas de uma cidade e ser a guia turística das outras.

O bom de fazer essas viagens em grande grupo é que todo o trabalho pode ser dividido, segue o nosso exemplo. Larissa é responsável pelo transporte; Ana é responsável pelos hosteis; Priscila, Camila, Samila e Beth ficaram responsáveis por serem guias turísticas das cidades. Outra vantagem do grande grupo é que dá pra pegar quartos com muita gente nos hostéis - que são os mais baratos e mesmo assim não estar com estranhos.

Cenas do próximo capitulo: Perdidas na Bélgica.


Comentários

Postagens mais visitadas