Férias da Páscoa - Parte II - Bélgica - Bruxelas

Por Larissa

Apesar do Porto fazer parte da nossa viagem de páscoa vou deixar pra falar dessa cidade linda depois. Começaremos falando da linda, maravillhosa, melhor país do mundo (to exagerando um pouco) Bélgica. 2 entre 3 brasileiras da Residencia preferem: a Bélgica (e feijão também).
O mais engraçado sobre a Bélgica é que eu era a única que desde o começo - desde antes de sair do Brasil -  queria muito conhecer a Bélgica. As outras meninas sempre diziam "ahh nunca imaginei que eu ia vir pra Bélgica". Acho que grande parte da minha vontade de ir lá era só porque minha primeira professora de Francês tinha morado na Bélgica e às vezes falava um pouco sobre as peculiaridades do Francês belga.
Mas vamos ao que interessa sobre a Bélgica: Waffle,chocolate, batata frita, atomium e Manneken Pis.

Nossa viagem começou partindo do porto de Ryanair, isso quer dizer, paramos no aeroporto mais afastado da cidade possível. Para sair do Charleroi é preciso pegar um onibus que custa 13 Euros, enquanto a gente esperava pelo onibus surgiu um taxista que nos ofereceu nos deixar na porta do hostel por 15 euros cada uma. Por 2 euros de diferença nós achamos que valia a pena pegar o taxi na hora e já descer no hostel.
Foi assim que nós chegamos em Bruxelas mesmo, nós demos sorte de pegar um taxista muito legal que nos deu algumas dicas sobre bairros mais perigosos que outros e entendia nosso francês capenga.
Em Bruxelas nós ficamos 2 dias ou mais especificamete: meio dia, um dia inteiro mais meio dia. Deu tempo de fazer muitas coisas, vou tentar fazer uma lista com comentários, mas certamente vou me esquecer de algo.


  • Museu do Magritte: Vocês tão ligados no Magritte? Aquele do Ceci n'est pas une pipe? Então, o museu dele custa míseros 2 euros pra entrar e fica no caminho da Notre Dame de Bruxelas.


  • Manneken Pis: É um mega ponto turístico de Bruxelas que na verdade é uma fonte de um menininho fazendo xixi. A decepção é que eu tava esperando uma estátua gigante e no fim é essa miniatura aí. A lenda do Manneken Pis diz que ele era um filho de um duque que foi encontrado fazendo xixi no durante uma batalha no frio, mas há partir dai tem muitas versões. Uns dizem que foi na época das Guerras Mundiais outros dizem que foi bem antes. Moral da história: é uma estátua de 30cm que faz xixi.



  • Palais Royal: Eu amo palácios digo que todos são minha casa. Então foi muitolegal visitar este - mesmo que tenha sido só por fora - porque ele tava cheinho de neve .


  • Centro Histórico: É uma praça com prédios bonitos e importantes. Na verdade, o mais legal é que passando por ali tem muitas lojas de souvenirs, lugares com waffles e muitas lojas de chocolate tipo essa aí:



  • Musée de Ville: Nós entramos nesse museu porque tava muito frio e a entrada do museu era de graça, mas no fim foi muito legal porque dentro dele ficam as "roupinhas" do Manneken Pis. Cada país quando visita a Bélgica doa uma roupinha especial para o Manneken Pis porque em certas festividades ele é vestido de forma diferente - ele não fica peladinho sempre, não - nesse museu tem todas essas roupas é legal tentar identificar de que país é ou o que eles tavam pensando pra fazer essa roupa maluca, coisas assim.

  • Comer Waffle: Quem me conhece sabe que COMER é muito importante pra mim, então imagina na Bélgica país dos waffles pirei no waffle o melhor de todos pra mim é com sorvete e chocolate, mas fica ao seu critério: morando com chocolate, chantilly, tudo junto e misturado. Em todos os lugares de Waffle que a gente foi era assim: paga pelo Waffle e paga a mais pelo topping que você quer, desnecessário dizer que o meu waffle era sempre o mais caro porque eu sou a mais gorda.

  • Comer chocolate belga: Todas as lojas que vendem chocolate tem amostras de chocolate pra te motivar a comprar tudo e além disso eles vendem bombons com recheios bem diferentes que tu compra a unidade dai tu pode ir apontando e escolhendo tudo pra comer logo que sair da loja. Eu AMO chocolate com laranja. Dica: NÃO compre chocolate logo nas primeiras lojas, muitos dos chocolates tu encontra no mercado muiiito mais barato, se for chocolate pra levar pra casa vale mais a pena os bombons. Eu vi gente comprando Cote D´or pra levar pra casa no Brasil só que essa é uma marca mega comum aqui, não vale a pena comprar essa. Nas lojas de chocolate ta tudo mais caro ainda por cima. O que nós fizemos foi: compramos barras de chocolate belga que diz "Belgium" no mercado porque era muito mais barato que na loja e era o mesmo. Não compramos chocolate que nós pudessemos achar em outro país que não fosse a Bélgica. Compramos bombons especiais pra ir comendo aqui.


  • Atomium: Outro daqueles pontos mega turísticos. O atomium fica do lado da Mini Europe (que eu ainda não entendi bem qual é a graça). O atomium era pra ser um atomo gigante - pelo que eu estudei em quimica não é assim não - e dá pra entrar nos "elétrons" dele.

  • Notre Dame: nós também fomos na Notre Dame de Bruxelas.


    Voltando ao assunto da viagem nós chegamos perto do meio dia em Bruxelas então logo fomos almoçar, nós almoçamos no MacDonalds Belga, ou seja, o Quick que é praticamente a mesma coisa que o Mac só que com promoções diferentes. Era 3 euros Hamburguer, batata frita e bebida free refil. Logo no primeiro dia de noite nevou muito, por isso em algumas fotos tem muita neve depois disso no outro dia as ruas pareciam pista de ski foi ruim andar com a mala em alguns lugares.
    Mas... nós só tivemos que andar com as malas porque nós tivemos um problema com o hostel. Nós deixamos pra reservar o hostel umas duas semanas antes da viagem, moral da história não tinha mais lugar para todo mundo nas duas noites no mesmo hostel, então uma noite nós ficamos em um hostel e a outra em outro. Tivemos que "nos mudar" depois da neve.
    No nosso último dia fomos para a estação central de Bruxelas e pegamos um trem para Bruggues ao meio dia, nós compramos um passe de trem pela internet que não tinha horário, então poderiamos pegar qualquer trem naquele dia. O bom é que eles saem de 20 em 20 minutos. Bem fácil essa parte.

    Hostels que nós ficamos em Bruxelas:

    2 GO 4 - Diária: 24,56 em um quarto para 8 pessoas.
    Larissa: Eu diria que é um hostel 4 estrelas porque só tem um defeito: não tinha café da manhã. Localização maravilhosa, era na rua central da cidade não tinha que pegar metro para nada. Camas maravilhosas em um quarto para 8 pessoas e não era beliche. Tinha 3 tomadas para um espaço com 4 camas, o que pra mim tá bom. Não tinha café da manhã, mas oferecia chocolate quente e café o dia inteiro. Internet só pegava na recepção, mas era boa. Era um pouco caro, mas esse é o preço já com a taxa de turismo que geralmente tem que pagar. O banheiro era bem bom, o chuveiro era bem quentinho e tinha espaço pra pendurar as roupas sem molhar. Para os mais baladeiros de noite uma das salas do hostel virava uma baladinha.

    Youth Hostel Van Gogh - Diária 20,70 um quarto para 6 pessoas.
    Larissa: 3 estrelas só porque tinha café da manhã. Não era horrível, mas o primeiro hostel era muito bom e esse era mais afastado do centro. Os quartos eram com beliches horríveis eu subia e a cama toda parecia que ia cair. A internet só pegava na recepção SÓ QUE  a recepção era em outro prédio do outro lado da rua. O banheiro era pequeno só tinha dois chuveiros para todo aquele andar, mas fora isso era quentinho. Café da manhã muito bom tinha sucrilhos, pão torradinho com chocolate, manteiga ou geleia, café ou suco ou chocolate ou tudo junto (o que eu faço).


Comentários

Postagens mais visitadas