Review da Burocracia

Por Larissa

Um desses dias me ocorreu que se alguém está usando esse blog como ajuda para resolver esse processo de intercâmbio algumas coisas precisam ser revisadas.

* Procuração - A minha procuração não serviu para nada porque antes de viajar eu não tive tempo de terminar de registrar a procuração no banco, moral da história o meu procurador não conseguiu mexer na minha conta. Meu conselho: comece esse processo da procuração o mais cedo possível, faça a procuração e registre ela em todos os bancos possíveis, até teste pra ver se o procurador consegue movimentar a conta.

* Dinheiros - Depois de muita coisa, a gente decidiu que a melhor opção de usar dinheiro é sacar direto da conta do banco que tu usa no Brasil porque o euro saí bem mais barato, mas sempre ter dinheiro no VTM ou cartão similar para comprar coisas pela internet ou para situações de emergência.

* Visto - Há pouquíssimo tempo nós descobrimos que ganhamos o visto errado no Brasil. Nós pedimos o visto de Residência, mas nos deram o visto de Estada Temporária que vale somente por 4 meses, na verdade, o visto de Residência também vale apenas por 4 meses, mas a renovação dele custa 40 euros, enquanto a renovação do visto de estada temporária custa 97 euros. Mais que isso, na Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em Portugal eles disseram que era melhor para nós ter vindo como turista e quando aqui ligado para lá para pedir o visto aqui em Portugal. Os documentos são os mesmos, mas a taxa seria apenas uma.

Qualquer dúvida sobre essas coisas mandem comentários que a gente tenta ajudar.

Comentários

  1. olá meninas

    Estou indo para Lisboa também pelo Santander e estou nesse momento providenciando o meu visto. Vendo o post de vocês fiquei desesperada. Pelo que entendi é melhor eu não pedir visto aqui no Brasil e só pedir em Portugal é isso? Devo ir como turista e lá pedir para ficar é isso? Se puderem responder ficaria muito agradecida. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. olá meninas

    Estou indo para Lisboa também pelo Santander e estou nesse momento providenciando o meu visto. Vendo o post de vocês fiquei desesperada. Pelo que entendi é melhor eu não pedir visto aqui no Brasil e só pedir em Portugal é isso? Devo ir como turista e lá pedir para ficar é isso? Se puderem responder ficaria muito agradecida. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, é isso mesmo. Porém, tem que vir com os documentos que tu pediria no Brasil: seguro saúde, comprovante da bolsa e um cartão de crédito, comprovante de residência, passaporte e comprovante de matrícula na universidade.
      Se tu tivesse certeza que no Brasil te dariam o visto de residência, que dura o tempo do intercâmbio, ok pedir no Brasil, mas como provavelmente só te darão 4 meses, vai ser um dinheiro posto fora...

      Excluir
  3. Oi,gente!! Eu fiquei com uma dúvida: pq a gente precisa de um procurador pro banco?? isso é realmente mt necessário ou só por precaução?

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thaís! O procurador não serve apenas para o banco. Ele responde legalmente por ti caso qualquer coisa aconteça aqui no Brasil, como em algum problema que pissa acontecer com a tua matrícula/afastamento da universidade de cá, se te chamarem na justiça por algum motivo (vai saber neh)! Acho importante deixar alguém aqui para resolver algum pepino.

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas, pretendo fazer mestrado na Universidade de Lisboa. Acontece que o resultado só sai final de agosto e o inicio das aulas já é final de setembro! Ou seja, pouquíssimo tempo! Seria aconselhável ir como turista? E em relação a passagem? Seria necessário ter a passagem de volta,certo? Vcs conhecem alguem que tenha feito isso? Desculpem tantas perguntas! Mas vcs já estiveram no meu lugar...tenho certeza que entendem! Rs o blog é ótimo e muito útil! Beja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aconselho ir como turista e levar todos os documentos que tu precisaria apresentar aqui no Brasil para apresentar lá. Aí quando faltar um mês mais ou menos pra acabar o visto de turista tu liga pro SEF pra agendar a renovação.
      Que eu saiba, precisa ter a passagem de volta, mas como é mestrado, dura mais tempo, daí não tenho certeza. O bom seria já comprar a volta e trocar no futuro...
      Capaz, estamos aqui pra ajudar! hehehe
      Boa sorte e se precisar de mais alguma coisa, avisa! Beijinhos (como diriam as portuguesas) =)

      Excluir
  6. Oi gurias! Também sou gaúcha, mas de Caxias do Sul, e também ganhei a bolsa do Fórmula Santander... Minhas passagens estão compradas para 13/02/14 a 21/07/14, estudarei no ISCSP da UTL, agora ULisboa. Tenho duas perguntas:
    Vocês ficaram no alojamento da universidade? Como funciona?
    E sobre o visto, pelo que me informei o visto de turista é de até 3 meses... Será que com a passagem comprada só para julho eles dão visto de turista também? Foi complicado na alfândega? Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, Monique! Só vi teu comentário agora.
      Nós ficamos numa residência, não no alojamento da universidade. A gente recebeu um email da própria universidade dizendo que havia vagas para estudantes internacionais no alojamento. Depende de cada uma, eu imagino.
      Acredito que há um post aqui no blog sobre como escolhemos nossa 'casa'.
      O visto de turista é 3 meses. Na verdade, não é um visto, porque só basta chegar lá na Europa e pode ficar 3 meses por lá sem ter um visto (esse é o visto de turista). Se você for ficar mais tempo, como é o seu caso, ou você pede um visto de residente aqui no Brasil (para o período de 6 meses) ou pede a renovação de visto por lá. Com a gente, como dissemos, eles deram o visto de estada temporária, o que não adiantou muito, já que ficariamos 5 meses e meio e esse visto era só de 4 meses, ou seja, tivemos que renovar lá e pagar quase a mesma quantia que aqui no Brasil.
      Não deu problemas na alfândega, bem tranquilo.
      Espero que tenha ajudado mesmo com a demora!

      Excluir
  7. Oi gente, sério que compensou mais usar o banco daqui do brasil? A taxa de câmbio ficava menor que do Vtm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitor! Sim, valia mais a pena! Mas acho que é bom fazer um vtm/cashport para comprar passagens (de avião, trem) pela internet porque o valor já está em euros, o que é bom por causa do valor de conversão do cartão de crédito.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas