Santander Luso-Brasileiro (UFRGS)

Por Larissa

A idéia desse post surgiu há mais de um mês quando as inscrições para o programa que me trouxe para Lisboa abriram de novo na minha universidade e surgiram dezenas de pessoas me perguntando zilhões de coisas. Vou fazer um compilado das perguntas que eu mais recebo.
Primeiro, uma pequena explicação sobre o programa na minha universidade. Uma vez por ano a secretária de relações internacionais da UFRGS abre um edital com 10 vagas para universidade portuguesas. Esta bolsa é financiada pelo Santander a bolsa é de 3300 euros para o intercâmbio inteiro. Na UFRGS, são 10 vagas, mas geralmente apenas uma pessoa de cada curso é selecionada, então acaba sendo uma bolsa por curso. Ainda há uma espécie de cotas: 2 bolsas são para alunos SAE, isso quer dizer, alunos mais pobres. Eu sou uma dessas duas bolsa aí!
Na UFRGS os aluno sempre viajam no primeiro semestre do ano, mas eu conheci pessoas de outras universidades que o intercâmbio acontece no segundo semestre. Outra coisa importante: Em cada universidade a seleção acontece de forma diferente. Na UFRGS é preciso apresentar o histórico escolar com boas notas, uma carta de motivação entre outras coisas.
Bom, vamos as perguntas:

1 - A Bolsa cobre todos os gastos?
NÃO! Se você não tem dinheiro pra passagem, visto, seguro saúde e outras coisas nem pense nisso. Com 3300 euros vai dar pra viver bem basicamente em Lisboa, dividindo quarto e economizando bastante. Se você pretende gastar o dinheiro da bolsa nos gastos pré-intercâmbio você já vai gastar mais da metade nisso e não vai ter dinheiro pra viver aqui. Se você pretende viajar é melhor ter um dinheiro separado para viajar. Faça as contas comigo 3300 euros dá 550 euros por mês, o que é muito pouco pra viver.

2 - Como é o ensino em Portugal?
Pelo menos na minha universidade, é bem mais fácil que no Brasil. No meu curso os professores fazem apenas uma prova no fim do semestre. É ruim porque a gente acaba com muita matéria pra estudar no fim, mas é bom porque a quantidade de leitura é imensamente menor que no Brasil. Além disso, quando estiver procurando pelas disciplinas fique atento o 1º Semestre de Portugal é o 2º do Brasil é ao contrário mesmo.

3 - Como é a seleção?
Até onde eu sei, é preciso ter boas notas e uma boa carta de motivação. É preciso convencer as pessoas de que tu realmente sabe o que tu quer fazer em Portugal. É difícil explicar porque eu só tenho alguma ideia por causa das pessoas que foram selecionadas.

4 - Como é a entrevista pro intercâmbio?
Na minha foi assim, me perguntaram porque eu queria ir para Portugal, porque eu queria ir para aquela universidade, o que eu ia fazer com as coisas que eu aprendesse em Portugal, se eu conhecia alguém em Portugal, se eu tinha dinheiro pra bancar gastos extras, coisas assim.


Comentários

  1. Larissa, estou providenciando minha documentação para enviar e participar do processo seletivo para Portugal, teria como você fazer um apanhado geral de quanto é necessário ter além do auxílio de R$ 3.300, pois não tenho noção do que é preciso fazer e de quanto isso custa. É possível? Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas