PDPI DIA 02: Passeio na Exposição do Castelo Rá-tim-bum e Orientação Pré-Partida
Ana Paula
Segundo dia em SP! Comecei o dia tomando um bom café da manhã com cafés, suco, iogurte, pães, queijos, presuntos, bolos, pães de queijo e ovos fritos.
PASSEIO RÁ-TIM-BUM
Logo, eu, Nati e Elisa (colegas de Michigan) fomos para o Memorial da América Latina visitar a Exposição do Castelo Rá-tim-bum. A entrada custou 10 reais para nós, estudantes e professoras da rede pública! Foi muito nostálgico, eu assistia ao Castelo quando era pequena. Percebi que não lembrava de vários personagens e me deu vontade de assistir a tudo de novo! Quem dera tivesse na Netflix...
![]() |
Quarto do Nino |
ORIENTAÇÃO PRÉ-PARTIDA (PDO: PRE-DEPARTURE ORIENTATION)
Os políticos e diplomatas
A agenda da tarde foi bastante extensa e cansativa. O PDO começou às 14h e contou com a presença do Embaixador dos EUA no Brasil (P. Michael McKinley), o Cônsul Geral dos EUA (Ricardo Zuniga), o coordenador da CAPES (já não me lembro mais), Secretário de Educação Básica do MEC (Rossieli Soares da Silva) e o coordenador (?) da Comissão Fulbright Brasil (Luiz Valcov Loureiro). Cada um falou brevemente sobre o Programa e sua importância. Saliento alguns pontos que me chamaram a atenção:
- O representante da Capes menciona que o PDPI foi "esquecido" durante o período do Ciência sem Fronteiras, ou seja, os recursos estavam voltadas para este e não aquele. O que ele frisou bastante foi o fato de nós, profes, devolvermos os resultados do Programa aos nossos pares que não puderam vir e aos estudantes nas escolas.
- O Secretário da Educação Básica comentou sobre a importância dada à língua inglesa na Reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular. Tema polêmico e complexo, mas a mensagem que ele deixou é que o inglês é a língua de comunicação entre países e que amplia as oportunidades das pessoas.
CAPES
Depois, tivemos uma breve apresentação sobre a CAPES e os programas de formação de professores, além dos dados das médias do TOEFL ITP no Brasil em 2017. A média do RS está em 480 e poucos pontos, o que não chega ao nível B1 (intermediário). Mas cabe lembrar que esses são dados de pessoas da comunidade acadêmica, provavelmente, então os dados não refletem alunos da educação básica.
![]() |
Ações de formação docente pela CAPES |
![]() |
Números do TOEFL ITP no Brasil |
Regional English Language Office (RELO)
Tivemos uma apresentação da RELO sobre cursos e materiais didáticos disponíveis para professores de inglês. Deixo aqui o link para quem quiser acessar. É super útil e tudo é muito bem preparado :)
And, guess what? Teve um sorteio de pen drives com todo o material organizado em pastinhas e adivinhem quem ganhou um? Eu mesma! :D Nós - quase 500 pessoas - tínhamos que responder algumas perguntas que estavam na apresentação e eu acertei a única pergunta sobre a qual elas não haviam mencionado hahaha (era sobre o Access Program).
Brasil e EUA: semelhanças e diferenças
Tivemos uma palestra sobre como lidar com as diferenças culturais, o que esperar e não esperar do comportamento geral dos americanos, feita pela Adida Cultural dos EUA no BR, Joelle(
Uzarsk, e o representante do EducationUSA, Vitor Marconi. Eu estava bem curiosa sobre o que seria dito, foi bem divertido. Alguns pontos que achei curiosos:
- o individualismo é uma característica positiva para os americanos
- o tipo de cumprimento mais comum é apenas verbal: sem beijos, sem abraços, sem até mesmo aperto de mãos
- o espaço pessoal é bem "maior" do que o brasileiro. Basicamente, as pessoas não conversam muito próximas fisicamente umas das outras. Depois eu conto se isso é real haha.
- estar na hora em algum evento/aula/compromisso é chegar antes do horário.se o evento é as 14h e a pessoa chega as 14h, já é mal-vista. curioso, né? veremos se é verdade.
![]() |
Palestra sobre diferenças culturais |
Passagens e dúvidas
A agência de turismo que cuida das nossas passagens mandou seu representante, James, para resolver últimas dúvidas. Outras dúvidas foram sanadas pelo Luis Pedroso, nosso principal contato com a Fulbright.
O evento começou às 14h e foi quase até 18h, sem intervalo. Foi bem divertido, porém confesso que estou agoniada com tanta gente reunida. É fila para tomar café da manhã, fila para pegar elevador, fila para isso, aquilo <o> socorro!
Comecei a ler "Once Upon a River", escrito por Bonnie Jo Campbell. É um livro que se passa em Michigan! Depois conto minhas impressões, mas ela já "chega chegando" com os dramas.
That's it, folks! See you tomorrow :*
Comentários
Postar um comentário