Sobre o PDPI Fulbright - Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa nos EUA
Ana Paula
QUEM PODE SE CANDIDATAR
Professores de inglês efetivos (ou seja, que não sejam contratados temporariamente) que atuam em escolas públicas no Brasil ganham um curso de inglês ou de metodologias de ensino (essa designação ocorre conforme o nível de proficiência) em universidades americanas durante 6 semanas com tudo pago pela CAPES. Sim, tudo pago: passagens, visto, estadia, alimentação e uma ajuda de custo de 500 dólares.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
Conforme o edital 19/2017,
"2.2.1 Valorizar os professores que atuam nas redes públicas de educação básica.
2.2.2 Fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês.
2.2.3 Compartilhar com os professores metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula.
2.2.4 Oferecer uma experiência in loco em história e cultura dos Estados Unidos, para que isso se torne parte do currículo do ensino de inglês no Brasil.
2.2.5 Estimular parcerias com universidades e professores americanos visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entre os dois países."
OBJETIVOS DO PROGRAMA
Conforme o edital 19/2017,
"2.2.1 Valorizar os professores que atuam nas redes públicas de educação básica.
2.2.2 Fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês.
2.2.3 Compartilhar com os professores metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula.
2.2.4 Oferecer uma experiência in loco em história e cultura dos Estados Unidos, para que isso se torne parte do currículo do ensino de inglês no Brasil.
2.2.5 Estimular parcerias com universidades e professores americanos visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entre os dois países."
COMO FOI O PROCESSO DE SELEÇÃO, RESUMIDAMENTE
Primeiro, há análise de documentação a fim de verificar se o professor realmente ensina em instituições públicas e é concursado.
Segundo, há a realização da prova de proficiência em inglês. Candidatos que tirem acima de 550 no TOEFL ITP vão para o curso de Metodologias de Ensino e quem atira entre 450 e 549 vai para o curso de Intermediário I (450-499 no TOEFL) ou II (500-549 no TOEFL).
Terceiro, os candidatos que tiram as maiores notas nessas categorias são selecionados. Para maiores detalhes sobre o número de vagas por estado, confiram no edital.
POSSO ESCOLHER PARA ONDE VOU?
Não. Para cada edição há diferentes universidades parceiras e cada uma delas oferece um (ou mais) dos cursos que comentei acima. Eu estou indo para a Michigan State University, em East Lansing (Michigan) para fazer o curso de Metodologias. Comigo, estão indo professores RS (meu estado, hehe), SC e PR.
PRÉ-PARTIDA
Desde a divulgação do resultado, há várias etapas de envio de documentação. Farei um post específico sobre isso num post próximo.
ORIENTAÇÃO PRÉ-PARTIDA, OU PDO (PRE-DEPARTURE ORIENTATION)
Amanhã estarei embarcando para SP tirar o visto americano junto com todos os quase 500 bolsistas, além de receber orientações sobre o PDPI.
Vamos ficar em hotel, pago pelo programa, e nosso voo para os EUA sairá de lá. Nos próximos dias estarei postando o que acontecer no PDO.
Peço desculpas pelo post "curto e grosso", mas estou ansiosa pela viagem de amanhã! :D
Peço desculpas pelo post "curto e grosso", mas estou ansiosa pela viagem de amanhã! :D
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