Intercâmbio de 2 Anos? - Entrevista com Alexandre

Por Larissa

Um pouco (bem) atrasada chega ao nosso blog a entrevista do Alexandre. Primeiro, essa entrevista está no processo de ser apresentada para vocês desde antes da saída de Porto Alegre, então imagina só: o Alexandre nem acreditava mais que ele sairia no blog.
O Alexandre é aluno de Letras - assim como eu - na UFRGS ele é meu bixo, isso quer dizer que ele entrou na faculdade em 2011. Um semestre antes de mim ele veio para o intercâmbio em Coimbra, Portugal- e isso quer dizer que, no intercâmbio, ele é meu veterano. A grande diferença é que o intercâmbio dele é de dois anos!!! Quando ele voltar para o Brasil para terminar a graduação eu já vou até ter me formado, imagina só.
Esse intercâmbio se chama PLI e atende somente os cursos de licenciatura, mas tem bolsa e tudo mais - ele vai explicar um pouquinho sobre esse intercâmbio, mas vale a pena pesquisar. Bom, vamos ver o que ele tem a nós dizer sobre esse tempo que ele já passou aqui na "terrinha".



1 - Como foram os dias pré viagem?


Foram os dias mais repletos de ansiedade da minha vida. A ansiedade brotava de mim, dos meus pais, dos meus amigos, enfim, todos me perguntavam e falavam disso. Foi uma grande expectativa, e, de fato, passou muito rápido. Quando vi, já estava prestas a embarcar no avião, começando uma nova etapa que não fazia ideia se aguentaria.


2 - Alguma coisa que tu acha que a gente não pode esquecer de por na mala?


Roupas da estação atual são indispensáveis, principalmente se você for ficar um semestre por aqui. As demais compra-se aqui, porque roupa é algo extremamente barato (ao menos em Portugal).


3 - Do que tu mais sente falta de casa?


Sinto falta dos meus pais e da minha irmã. Sinto falta da minha cachorrinha, também, que morreu um mês antes de eu viajar. Os dias que antecederam a minha viagem foram repletos de ansiedade e expectativa, mas cheios de tristeza, também. Ainda não me recuperei da perda do meu animalzinho, e acho que nunca me recuperarei. Sinto falta de conversar com a minha irmã à noite, antes de dormir; de conversar com meus pais sobre a faculdade, sobre televisão, sobre coisas pequenas, mas que têm grande valor, embora não percebamos.


4 - O que tu faz pra passar a saudade?


Não sei se tens apego à religião, mas rezo muito. Deus é o meu melhor amigo neste lugar. Também tenho parentes em Portugal, o que me ajudou, e muito, a me adaptar e conseguir suportar a saudade.


5 - Conta um pouco mais sobre o programa de intercambio que tu tá fazendo, já que é diferente do nosso:


Eu sou bolsista do Programa de Licenciaturas Internacionais, um programa da CAPES que investe em alunos de licenciatura para que estes cursem metade da graduação no exterior. A dupla diplomação visa o aperfeiçoamento dos futuros professores de ensino fundamental, podendo contribuir, assim, para a melhoria da Educação Fundamental no Brasil, como um todo. É uma iniciativa muito legal, que leva um grande investimento.


6 - O que tu diria que a gente não pode perder em Coimbra?


Não podes perder de visitá-la, isso sim, pois apesar de pequena, tem lugares muito bonitos. Não vou particularizar, venha conhecer comigo :)!


7 - Como tem sido a experiência do intercambio até agora?


Uma verdadeira reinvenção pessoal e intelectual. 


8 - Quais são os planos para esse tempo que tu ainda tem Portugal? E o futuro no brasil?


Quero que os dois anos sejam bem aproveitados, na Universidade. É o meu principal objetivo: terminar o curso daqui com um bom aproveitamento. Eu vim para estudar. Viagens e outras variantes fazem parte da minha estadia aqui, mas o objetivo de estar aqui é terminar o intercâmbio de forma satisfatória. No Brasil, pretendo terminar o curso de Letras na UFRGS e entrar em um mestrado em Linguística Aplicada. 

Comentários

Postagens mais visitadas