Minhas primeiras impressões

Por Larissa

Fato 1:
Eu digo mendigo o que você imagina? Bom, o que eu imagino é mais ou menos assim:


Pelo menos, é o que eu to acostumada a ver no Brasil. Antes de tudo eu imaginava que vindo para cá eu  não encontraria tantas pessoas passando necessidade nas ruas como eu encontro nas ruas de Porto Alegre. Essa primeira ilusão logo foi desfeita, não posso afirmar com certeza que seja por causa da crise, ou algo assim, mas o fato é em Lisboa tem muitas pessoas na rua pedindo dinheiro, ou mesmo comida. O segundo fato é que no Brasil geralmente os pedintes estão sentados na calçada pedindo dinheiro e com roupas bem usadas. Aqui não, o que eu mais encontro são mulheres com roupas limpas e "normais" (claro que isso é só uma percepção boba, afinal o que é normal?) mas que te abordam na rua, são pessoas que estão andando na multidão e que de repente passam por ti e pedem dinheiro. Em alguns casos eu demoro muito tempo para perceber que essas pessoas estão MESMO pedindo dinheiro.

Fato 2:
Outra coisa que tem me impressionado aqui bastante e que eu só comecei a perceber depois do início das aulas, é a tal da crise. Eu já ouvi falar que o Brasil tá em crise, mas: toda minha família tem trabalho, eu pago passagem de estudante e tenho vivido minha vida normalmente, desde 2008 (beijos pai e mãe que garantem isso também). EU (vamos deixar claro que talvez essa seja só a minha percepção e que eu talvez esteja redondamente enganada) não ouvi falar de ninguém com qualificação (e as vezes até sem) que esteja procurando emprego desesperadamente no Brasil e que não encontre, também não ouvi falar de baixa dos salários em massa, pelo menos lá na minha terra eu não sei de nada disso.
Já aqui os meus colegas falam muito da crise, os professores falam muito da crise. Coisas como: a taxa de desemprego está muito alta - não sei se vocês sabem, mas na Espanha a taxa de desemprego tá 21,5% e aqui em Portugal tá 16,3% - e o que os estudantes tem reclamado muito é que não existe mais desconto para estudante. Eu vejo meus amigos de Porto Alegre fazendo protestos porque a passagem do ônibus vai subir pra 3,30 (o que é um absurdo), mas nós ainda temos desconto de estudante, aqui não tem mais. Simples assim, não tem! Para aqueles que são muito, mas muito, muito mesmo necessitados ainda existe um passe chamado sub23 que só tem direito quem tem menos de 23 anos de idade.
Em uma cidade da Espanha - eu sei que eu to em Portugal, mas eu achei muito interessante esse fato - aconteceu um protesto dos "garis". E você pensa o que? Que era um protesto por um aumento de salário? Não! Era um protesto para que o salário não diminuísse TANTO. 
Ainda sobre a crise é incrível como falando com Portugueses sobre a dita cuja o assunto sempre acaba em: a culpa é da Alemanha. Eu tenho uma colega alemã em aula e ás vezes eu fico com pena dela, porque mesmo os professores dizem que a culpa é da Alemanha. O discurso é: porque os países do sul da Europa estão em crise, mas a Alemanha é a culpada por isso. Eu ainda não sei bem a lógica da coisa, mas é bem visível que a Alemanha tem mais dinheiro que os outros países daqui.

Como diz o título esse post é das primeiras impressões, tudo isso ainda pode mudar, mas foram minhas primeiras "inquietações" ou "contato com o diferente".

Comentários

Postagens mais visitadas