Entrevista - "Eu pertenço ao Brasil"

Por Larissa

Tenho certeza que todo mundo que está para fazer um  intercâmbio, ou mesmo tá só pensando em fazer um, tem amigos ou conhecidos que já desbravaram outras terras com o mesmo propósito. Essas pessoas que já viajaram nos ajudam muito durante o processo de organizar a viagem e agora que estamos na reta final decidimos fazer uma pequena entrevista com alguns conhecidos.

Para começar nossa série de entrevistas (luz na passarela) nós temos nosso amigo Bruno. O Bruno fez intercâmbio para a Universidade no Porto de fev/2012 a jul/2012, exatamente na mesma época que nós vamos fazer. Ele tem muitas histórias pra contar e tá cheio de vontade de ajudar futuros intercambistas. A história do Bruno é engraçada porque o namorado dele fez um intercambio de um ano também para o Porto de Jul/2010 a Jul/2011, prefiro nem pensar na saudade.

Vamos lá:



1 - Nós agora estamos a poucos dias da nossa viagem e estamos em uma tensão pré-viagem, como foi a expectativa da viagem para você, especialmente os últimos dias, como foram?


Bom, eu estava super ansioso pela viagem, mas os dias que a precederam foram bem tranquilos. Eu preferi vivê-los normalmente, o que diminuiu muito a tensão. Para despedir-me dos amigos eu fiz uma festinha bem bacana - acho válido concentrar todas as despedidas em um único momento - aí é uma vez só.

2 -  Alguma dica de o que nós não podemos esquecer de por na mala?


Não esquecer de por na mala (de mão): passaporte, pen drives, computador, alguns euros (tem umas casas de câmbio bem aceitáveis no centro), biscoito (tem bastante comida no avião, mas vai que precisa), um livro (ou colocar filmes no computador para a espera em escalas/conexões). 



3 - Do que você mais sentiu? e o que você fazia quando ficava com saudade? 


Namors! A solução mais fácil é passar umas boas horas no skype, mas não sempre! É MUITO importante ter em mente que você está longe e deve aproveitar o intercâmbio. Eu achava legal falar com o Cássio sempre que possível, mas às vezes eram apenas alguns minutos. NUNCA deixe de fazer alguma coisa para ficar no skype! 


4 - De volta para o Brasil: como foram as primeiras impressões? 


O meu caso parece ter sido diferente de todos os colegas que conheci que fizeram intercâmbio. Antes de responder essa pergunta quero fazer um breve comentário: o Cássio (o namorado) fez intercâmbio antes de mim e sofreu muito com a volta, então, penso eu, que de alguma maneira eu fui me bloqueando para isso já, eu não queria passar por o que ele passou. 

Então, quando eu voltei eu estava morrendo de saudades. Apesar da Europa ser linda e maravilhosa, eu percebi que eu pertenço ao Brasil. Eu estava muito muito contente quando eu cheguei aqui, eu estava com saudades de tudo! Foi bom poder rever os amigos, família e tudo mais! Porém, demorei um pouco para me acostumar com a antiga rotina, talvez eu tenha demorado um semestre inteiro. É interessante, parece que cada pessoa tem uma reação diferente, é algo meio ad hoc. 
Acho que o importante mesmo é saber o que você quer, aceitar o que você tem e batalhar para um futuro melhor (nossa, isso foi uma frase praticamente Miss Universo)!


5 - Quais são os planos para o futuro? Novas viagens?

Viajar vicia! Eu ainda não tenho grandes planos de viajem, tenho apenas alguns destinos próximos que acho viável de ir conhecer, tipo Buenos Aires! Quero muito ir para NY, mas quem não quer?! E obviamente a Europa, aquele lugar tem muitos cantinhos para ser deixado de lado tão rapidamente.


Logo, logo teremos mais entrevistas de outros viajantes.

Comentários

Postagens mais visitadas