Seguro Saúde

Por Larissa

O Seguro saúde é um dos requisitos para pedir o visto. O seguro saúde obrigatório para o visto Schengen tem que ter uma cobertura de, no mínimo, 30 mil Euros.
Para viagens curtas eu não sei se é preciso um seguro saúde, mas para viagens de mais de 90 dias com certeza é preciso. Só para constar, é melhor ter um seguro saúde de qualquer jeito a gente nunca sabe o que pode acontecer.
Os fatores que determinam o valor do seguro variam entre idade da pessoa que vai viajar, país de destino e, principalmente, tempo da viagem, cada dia faz a diferença.

Vamos as opções que nós encontramos:

1 - PB4
O PB4 é um acordo entre o governo do Brasil e o de Portugal, através desse seguro quase qualquer um poderia ter acesso ao  "SUS" de Portugal (vale para alguns outros países também, como a Espanha).
Para ter direito ao PB4 é preciso ser contribuinte do INSS. Quem tem carteira assinada pode ir na delegacia de saúde ou na secretaria de saúde da sua cidade e pedir um formulário do PB4. Quem não tem carteira assinada pode contribuir como trabalhador autônomo e depois pedir o formulário do PB4. A contribuição é em torno de 60 reais por mês.
Nesse link do consulado de Portugal tem toda a explicação sobre como fazer e nesse tem uma ótima explicação de alguém que realmente fez esse seguro.

2 - Compara Online
O Compara Online não é uma companhia de seguro, na verdade esse é um site que faz cotações. No compara online nós encontramos duas companhias de seguro a Cardinal Assistance e a MOK, mas elas só vendem seguro através deste site. A princípio, nós ficamos em dúvida sobre a confiabilidade do site, mas descobrimos que é um site confiável.
Para quem for usar o Compara Online é preciso prestar atenção nas opções de seguro, as opções mais baratas não cobrem 30 mil euros, e sim, 30 mil dólares. Além disso, os seguros mais baratos são válidos apenas no país de destino da viagem - o que não é legal se tu pretende viajar pela Europa - e tem algumas opções de seguro que cobram uma franquia. Meu conselho é: leia as opções de planos com parcimônia e não escolha a mais barata e sim a que dê mais cobertura por um preço melhor.
Dica: Nós descobrimos que fazendo o orçamento para duas pessoas o preço do seguro ficava mais barato. Os preços ficam em torno de 500,00 reais dependendo do plano.

3 - Indicações de amigos
Aqui estão reunidos algumas indicações de seguro que amigos nos deram.
a) Porto Seguro Viagem (Em torno de 750,00 reais)
b) AssistCard (Em torno de 1000,00 reais)

4 - Cartão de Crédito
Algumas companhias de cartão de crédito dão o seguro saúde quando as passagens são compradas com o cartão. Bom, esse seguro só cobre 3 meses, mas já abateria uma parte do valor do seguro privado. Confira com a sua companhia de cartão de crédito.


Fatores que determinaram nossa escolha:

- O preço: Se você ainda não fez orçamento de seguro prepare-se para o seu primeiro orçamento, eu tomei um susto enorme. No fim, nós optamos pelo melhor custo - benefício.
- A cobertura: Depois do susto com o preço, pense o que você quer com essa viagem, se existe a chance de você viajar para outros países da Europa opte por um seguro que cubra a Europa inteira.
- A franquia: Nós não queríamos um seguro em que nós tivéssemos que pagar uma franquia quando ficássemos doente. Afinal ficar doente já vai ser estressante o suficiente.
Esse post pesou contra o PB4, a gente não planeja ficar doente em outro país, mas se acontecer não queremos ficar esperando até as 2h da manhã em um hospital.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas