Fórmula Santander

Por Ana

Nada desse sonho que está para ser realizado aconteceria se não fosse pela ajuda do Santander. Bom, eu sempre fui uma pessoa que estuda bastante e trabalha bastante também, mas se o Santander não tivesse me dado um forcinha, um empurrão e por aí vai, eu não iria fazer um intercâmbio.

A onda do momento é o Ciência Sem Fronteiras (CsF), só que a área das Humanidades não está contemplada no edital das bolsas. Ou seja, pela lógica governamental, não é necessário investir na área das humanas pois já tem gente suficiente no Brasil e eles precisam atuar nas áreas deficitárias. Só um comentário: quem já estudou na escola pública não acha que a educação é uma área deficitária do Brasil? Mas deixa pra lá, isso é outra discussão.

Felizmente, na nossa Universidade aqui no Brasil o pessoal que lida com as relações internacionais percebeu que todos os intercâmbios com bolsa estavam indo para todas as outras áreas, menos as humanas. Portanto, os editais "privados", como esse que vem com auxílio financeiro do Santander, ficaram voltado apenas para as áreas humanas!

O programa Fórmula Santander é voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação e envolve universidades brasileiras, espanholas e britânicas com as quais o Santander mantém acordos de colaboração. São 100 bolsas de estudos, tendo como prioridade beneficiar alunos que apresentem desempenho acadêmico destacado, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos de outros idiomas (do site do Santander). Ou seja, além de dar a oportunidade do intercâmbio com bolsa (que é uma das melhores possíveis na nossa universidade), o Santander privilegia, para essa bolsa, quem é mais pobre, digamos assim. Acho legal essa iniciativa!

Porém, o melhor de tudo não é só ir estudar na Europa com bolsa de estudos: é ir na Fórmula 1!!!

SIIIM, o nome não é à toa! Como o Santander patrocina a Ferrari aqui no Brasil, nada mais justo do que levar os bolsistas que provavelmente nunca teriam a chance de ir ver a Fórmula 1!

SIIIM [2], eu fui no Grande Prêmio de Interlagos esse ano, com tudo pago: avião, comida, entrada no GP. Ganhei camiseta, boné e mochila da Ferrari, além de ficar na curva do Senna e ver tudo de muito perto! Fui tratada como uma rainha! Comi e bebi à vontade. Que dia incrível! Ah, e fui visitar os boxes!!!
Mas tudo ainda não para por aí: alguém patrocinado pelo Santander no país vai entregar tipo um diploma de recebimento da bolsa. E quem vocês acham que fez isso no Brasil? O Felipe Massa!!! Ele é tri baixinho! haha

Aqui algumas fotos:
Eu aproveitando a vista.

Red Bull

Ferrari


Recebendo o diploma da bolsa
Galera famosa, dentre eles, o Massa

Geralmente o edital do Fórmula abre em setembro e a seleção é em outubro. Procure na sua universidade se existe o Fórmula, pois vale a pena!

Comentários

  1. Olá, Ana! Parabéns pela conquista!
    Estou querendo me inscrever no programa mas ainda tenho algumas dúvidas. Pra qual país você foi? Você teve onde ficar hospedada, foi pela universidade ou você teve que pagar? Porque tenho medo do valor da bolsa não ser suficiente para permanecer durante seis meses em outro país! Se você puder entrar em contato: layzesilva@ymail.com

    Abraços e boa sorte!

    Layze

    ResponderExcluir
  2. Oi, Layze! Obrigada!
    Eu fui para Portugal e o Santander deposita o dinheiro da bolsa e tu decide o que fazer com ela. Geralmente as universidades oferecem lugar pra você ficar no alojamento delas, que tende a ser mais barato, ou tu pode ficar num apartamento, residência universitária, o que tu achar melhor. O problema do dinheiro da bolsa é a passagem, que come uns 3 mil do total. Mas se tu pretende levar uma vida normal, sem viajar muito, a bolsa cobre. Vou te mandar um email com meu Facebook, aí se tu tiver mais dúvidas a gente se fala. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo jóia? Estou em processo seletivo para intercâmbio em Portugal, através do Santander. Você teve que apresentar um plano de atividades? Como é isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São as disciplinas que você pretende cursar lá em Portugal. Provavelmente você fará o plano com as cadeiras da universidade que você quer estudar. O maior problema geralmente é encontra-las no site das universidades. Provavelmente a sua universidade aqui no Brasil deve ter um modelo de preenchimento desse plano de curso. Boa sorte!

      Excluir
    2. São as disciplinas que você pretende cursar lá em Portugal. Provavelmente você fará o plano com as cadeiras da universidade que você quer estudar. O maior problema geralmente é encontra-las no site das universidades. Provavelmente a sua universidade aqui no Brasil deve ter um modelo de preenchimento desse plano de curso. Boa sorte!

      Excluir
  4. Oi Ana! Queria tirar uma dúvida! Estou pra me inscrever a bolsa fórmula Santander! Meu sonho é aprende falar fluente inglês! Meu sonho ê uma oportunidade de intercâmbio pra aprender inglês! Tenho muito medo de me candidatar e perder a delação, caso me inscreva prós EUA por exemplo, eles pedem fluência ou proficiência na seleção? ? Porque se for o caso, eu vou me incrível Portugal ou espanhol e tento passar algumas semanas em algum país que fala inglês! Tô com muita dúvidas....pra escolher o país, por conta do idioma! Poderia me ajudar, caso conhecer alguém q foi pra um país q fala inglês! Desde já agradeço meu email é conceicaovazenf@Hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Conceição. O que eu aconselho é que você tente a bolsa para o país que realmente quer ir. Mas, primeiro, dá uma olhada se realmente tem a opção Estados Unidos. No ano que fui, não tinha! E provavelmente o edital da tua universidade vai pedir proficiência na língua do país, ou seja, Portugal seria o único que tu não precisaria de uma outra língua. Não conheço ninguém que foi para o Fórmula para um país falante de inglês. Boa sorte!
      Bjs

      Excluir
  5. Oi, boa tarde!! Me inscrevi no programa mas tive que colocar que minha renda familiar é de mais de 3 salários mínimos pq não conseguiria a documentação a tempo e passei na primeira fase... vc acha que seria impossivel conseguir por conta da questao socio-economica? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Bom, cada universidade tem seus critérios de escolha, então não sei te dizer. Mas se eles te aprovaram já na primeira fase, provavelmente essa questão já foi resolvida.
      Boa sorte! Abraços :)

      Excluir
  6. Olá, na sua universidade tinha o critério de índice acadêmico, se sim, poderia informar se o seu é alto? Penso em me inscrever, mas não sei se o meu é suficiente. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então, tinha isso na minha universidade também. Eu tinha algo como 9,7 de 10, então era bem alto, mas eles não olharam só isso, olharam a carta de intenções, o currículo, enfim. Boa sorte!

      Excluir
  7. Olá Ana! Estou participando da pré-seleção do programa Fórmula Santander e gostaria de saber o que se deve e o que não se deve dizer na entrevista! Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabriel! Então, minha dica é tu estar bem preparado para responder perguntas do tipo:
    - por que você quer ir para esta universidade em específico?
    - que disciplinas você pretende fazer?
    - como o intercâmbio vai te ajudar na tua vida acadêmica e na vida profissional?
    - você acha que tem condições de viver sozinho em outro país?
    Se tu conseguir responder essas perguntas de forma convincente e tiver um bom currículo, acredito que dê tudo certo :)
    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas