Marrocos

Por Ana Paula

Uma palavra para definir essa viagem: wild! Por quê? O guia da nossa viagem repetiu exaustivamente que a viagem para o Marrocos seria wild, que o lugar era wild e por aí vai. Mas logo mais eu conto o que era realmente wild.

Nós compramos um pacote de excursão Student Travellers por 240 euros! Aqui vai o site: http://www.s-travellers.com/pt/ Eles têm viagens saindo de Portugal, Espanha e França.

Coisas úteis

O dinheiro do Marrocos é o dirham. Geralmente, 1 euro = 10 dirhams. O McDonald's de lá é mais barato do que a Europa e as coisas no supermercado são mais baratas também! :)

O relato da nossa viagem será dividido pelos dias que a excursão foi feita.

Dia 01 - Partida de Portugal de autocarro, paragem em Coimbra, Lisboa e Évora.

Nós pegamos o autocarro na estação Oriente, próximo aos outros ônibus parados ali. O ônibus saiu umas 15h40 e fizemos a paragem em Évora.
Sobre o ônibus: todas esperávamos um ônibus com no mínimo um banheiro, já que a viagem seria longa. Ao entrarmos no ônibus... Não tem banheiro!!! Todos ficaram nervosos com isso, mas o guia disse que haveria várias paragens ao longo do caminho. Medo e mistério. 70 pessoas foram na viagem e os brasileiras eram maioria.
Fizemos um stop na Espanha, em Mérida, para jantar e ir no banheiro. O lugar tinha um banheiro decente, mas a comida era muito cara. Não comprei nada porque a pobreza é/era grande.
Seguimos no ônibus e o guia resolveu colocar filmes. Todos querendo dormir e ele colocando filmes como American Pie, Ted, etc...

Dia 02 - Chegada ao porto de embarque, formalidades alfandegárias/portuárias; Passagem de ferry boat (desde Espanha a Marrocos); visita guiada a Rabat (capital do Marrocos), com guia profissional; Chegada a Marrakech e check-in no hotel.

Chegamos às 2h do horário da Espanha, achamos um banco e tentamos dormir, mas não deu. Ficamos ali até 4h da manhã para entrarmos no ferry. Eu esperava uma canoa que iria nos levar de um lado para o outro, mas o barco/navio é enorme.
Momento choque cultural: íamos sentar em alguns assentos que pareciam de avião e pareciam estar vagos, só que quando chegamos perto tinha gente dormindo no chão na frente deles!!! E aquele ambiente tava fedendo a fraldinha de bebê... coisa gostosa (só que não). Enfim, foi tenso e tivemos que sentar na cafeteria para tentar descansar.
Saímos do ferry umas 6h30 e pegamos o ônibus em direção a Rabat.

Rabat

Fomos no Mausoléu de Mohammed V.

Fomos no Palácio Real. Sim, o Marrocos tem uma monarquia! Todos parecem gostar muito do rei e pelo que me disseram ele é bem legal mesmo.
Fomos nas Ruínas de Chellah. É um sítio arqueológico e parque também que data de 6 a. C! Romanos também passaram por ali. No grande terremoto que destruiu Lisboa em 1755 esse parque no Marrocos também foi por água abaixo, literalmente, pois um "tsunami" invadiu e destruiu tudo! Hoje em dia esse parque sedia um festival de música bastante conhecido em Rabat.

Depois do almoço, fomos para o lugar que eu achei mais bonito em Rabat: a praia!!! Não, nós não colocamos o biquíni e pulamos no mar (infelizmente), nós passamos por ali pra olhar e tirar fotos. O que é mais creepy nesse lugar é que tem um cemitério DO LADO da praia. Bom, eu gostaria de ser enterrada ali, mas pra quem frequenta a praia deve ser meio estranho.

Voltamos para o ônibus por volta das 13h45 e chegamos em Marrakech umas 18h15 no hotel Les Trois Palmiers. É um hotel 3 estrelas no centro de Marrakech. O lugar é lindo. Ficamos num quarto triplo, o hotel tem uma piscina e na recepção tem WiFi.

Dia 03: Visita guiada a Marrakech, com guia profissional; check-out do hotel; tempo livre; partida para o deserto do Saara.

Depois do café-da-manhã conhecemos o Palais Bahia, ou Bahia Palace. Ali já foi a casa de alguns primeiros-ministros e hoje é aberta à visitação. Muito legal!

Após, fomos numa visita exploratória pela Medina = não pudemos parar para comprar nem tirar muitas fotos, era apenas para termos uma visão geral de como funciona a Medina. No final desse passeio, passamos numa farmácia/boticário que vende produtos medicinais feio de coisas naturais (esqueci como isso se chama). Lá os donos fizeram "degustação" dos produtos e explicaram o que cada coisa fazia. Interessante! Também tinha massagem, tatuagem de henna, etc.

Antes de voltar para o almoço no hotel, conhecemos a Cotovia, local marcante próximo à Medina de Marrakech. Esse seria um lugar importante para nós porque era o ponto de encontro para sairmos de Marrakech.

A tarde foi de negociações na Medina. Esperávamos encontrar lenços incríveis muito baratos, só que não. Nas lojas chinesas de Lisboa encontraríamos quase a mesma coisa por preços menores.
A chave para ter sucesso na Medina é saber negociar. Quase sempre o primeiro preço lançado pelos comerciantes não é o preço final. Exemplo: As meninas queriam comprar um colar com uma pedra muito bonita. O preço original dele era 50 dirhams. Barganhando até o osso, elas conseguiram por 20 dirhams! Outro exemplo é sobre aqueles lenços pashmina. O preço original era 120 dirhams e, depois de muito choro, ficou por 80 dirhams! Ou seja, tente negociar sempre. Mas não negocie se você não quer comprar, os comerciantes ficam muito brabos quando você fica negociando um tempão e depois de acertar um preço você desiste. Quando ele diz "essa é minha oferta final", você ainda pode oferecer uma última cartada também dando a sua oferta final. Se ele não aceitar, deixe assim e vá para a próxima negociação. Se ele aceitar, o negócio está feito e vocês fecharam um acordo. Compre e seja feliz :)
A Medina não é perigosa, mas alguns cuidados são necessários:
- mulheres: só pelo fato de vocês serem mulheres vocês provavelmente serão alvos de olhares e cantadas. Se você se sentir ofendida, é só dizer "don't touch me" ou qualquer coisa do tipo. A dica é não ir com roupas muito justas ou curtas.
- trânsito: as ruas da medina são bem pequenas, mas, apesar disso, há muito trânsito de bicicletas e motos. Tome cuidado para não ser atropelado!
- comida: muitas pessoas dizem para tomar cuidado com o que se come na rua. Eu quase não comi na rua (pois tinha a comida do hotel), mas se você tem o estômago fraco é melhor não arriscar.

A janta foi num shopping e de lá seguimos para o deserto. Saímos por volta das 23h e chegamos na "beira" do deserto umas 9h da manhã.

Dia 04: Chegada ao Deserto do Sahara. Tempo livre; aventura de camelo pelo deserto; depois da tua chegada ao acampamento beduíno poderás desfrutar de um maravilhoso e inesquecível pôr do sol, jantar no acampamento beduíno debaixo de uma grande tenda nômade; festa árabe com música ao vivo, fogos e dança, poderás testemunhar ainda uma visão única das estrelas.

Antes de ir realmente para o deserto, paramos num Riad para nos organizarmos, tomar banho, almoçar.

Conhecemos um pouco da vida beduína ao visitarmos onde eles moram. São lugares bem rústicos, mas que realmente ajudam a amenizar o calor desértico. Tomamos chá "chez Hassan" (na casa do Hassan) e foi bem legal. É um lugar que causa problemas a quem tem problemas respiratórios, pois tem muito pó!

Próximo passo: CAMELOOO!!! Momentos de tensão... Ninguém tinha andado de camelo antes, então foi uma grande novidade. Enquanto estamos em cima deles, não há problema: o que mais assusta é subir ou descer, afinal eles têm em média 2 metros de altura!!! Andamos cerca de 1h30 para dentro do Deserto do Saara. Obviamente, o meu camelo não tinha uma guia de metal que todos os outros tinham e eu tive que segurar o meu numa corda. Resultado: parecia que eu ia cair a todo momento e, além disso, fiz duas grandes bolhas na mão que ainda me atormentam. Fora isso, tudo de boa na lagoa!

Quando descemos do camelo, MEU DEUS: não tinha como andar sem as pernas estarem do jeito que estão na foto. Dor demais!!! Dor nas coxas, na coluna, na mão. Mas valeu a pena, tá!! haha
Ao chegarmos no meio do deserto, guardamos nossas coisas nas tendas, fomos ver o pôr do sol, tomamos chá com os beduínos, jantamos cuzcuz e eles tocaram músicas e fizeram todos dançar. Inesquecível!

Dia 05: Pequeno almoço servido ao ar livre; aventura de camelo parte II; partida para Marrakech cruzando a Montanha do Atlas; chegada a Marrakech, tempo livre e check-in no hotel.

Resumindo: comemos um café ótimoooo considerando que estávamos no deserto - pão com ovo ou geleia, café e suco de laranja (L). Passamos pela Montanha que é linda, mas meu medo de altura não achou tão linda assim e fomos pra Marrakech. Chegamos lá 20h e estávamos muitooo cansadas. A Student Travellers ofereceu uma surpresa: andar de charrete por Marrakech e ir num bar marroquino. Duas das escritoras desse blog não foram porque são velhinhas, mas estava tudo lindo e teve até dança do ventre!

Dia 06: Tempo livre. Saída à noite para voltar para Lisboa.

Aproveitamos esse dia livre e ficamos na medina e no hotel. O ônibus em direção à Portugal saiu quase 20h da noite, chegamos para pegar o ferry umas 3h30 da manhã, pegamos o ferry 5h e chegamos em Lisboa às 18h30 do Dia 07!