PDPI DIA 01: Ida para São Paulo - hora de tirar o visto!

Ana Paula

E o tão esperado dia chegou. Dia 10/01 foi o dia de vir para São Paulo para iniciar o intercâmbio! Acordei ansiosa às 5h da manhã e não consegui mais dormir. Levantei às 6h e pouco para começar a me organizar...

AGENDA DO DIA
  • Voo POA a CONGONHAS: 9h30min-11h10min
  • Chegada no hotel: check-in
  • Buscar o documento DS2019
  • Almoçar, se der tempo
  • 14h: Ir para o Consulado Geral dos EUA entregar os documentos/fazer a entrevista do visto.
  • Tempo livre para descansar

INDO PARA SÃO PAULO

Fui de Latam para o Aeroporto de Congonhas. Dentro da sala de embarque, já me encontrei com os colegas que também estão indo para o PDPI e ficamos conversando: Carmen, Paulo, Elisa, Carla e Nati. Percebo que esqueci meu carregador de celular em casa (!!!), mas, fora isso, nada demais.
Fui com duas malas para despachar (paguei 50 reais para a Latam para ter uma mala a mais de 23 kg) e uma mala de mão (obrigada, amiga Camila Chiaps por me emprestá-la <3).

Sentei na janelinha durante o voo e tirei um bom cochilo... Só serviram água gratuitamente, então cheguei em SP com muita fome!


CHEGANDO EM SÃO PAULO

Ao sair do aeroporto, imaginem uma pessoa com 3 malas caminhando por aí. Pois é, era eu. Peguei um Uber com a Nati até o hotel onde estamos hospedadas. Chocada ficamos com o valor: deu 17 reais! Muito barato em relação ao que imaginávamos.

Assim que chegamos ao hotel, enfrentamos quase 1h de fila para fazer o check-in, pois todos os bolsistas também estavam chegando nesse horário. Ficamos no sol quente por um tempo e, guess what?, eu e a Nati ficamos juntas no mesmo quarto. :)

No quarto do hotel em SP

EM FUNÇÃO DOS DOCUMENTOS E DO VISTO

Já era quase 1h da tarde quando saímos do hotel e fomos no hotel ao lado buscar o nosso DS2019, o documento mais importante para obter o visto estadunidense. Numa sala bem ampla, o pessoal da Fulbright que está organizando todo o intercâmbio estava entregando o DS2019, pegando o nosso Termo de Compromisso assinado por nós e a nossa foto maravilhosa (mentira, horrível!) 5x5 para o visto.

Era 13h20min e eu, Nati, Paulo, Carla, Elisa e Veridiana fomos almoçar no shopping Morumbi. Lembra o Barra Shopping Sul de Porto Alegre. Pedi uma Baked Potato, porém ela demorou um pouco para sair e precisei comê-la em menos de 10 min! Que coisa boa e quente, socorro!!! :P

Saimos do shopping e fomos para o hotel, onde nos juntamos com os outros bolsistas do Programa para ir caminhando até o Consulado Geral dos EUA em SP. Fomos em comboio, parecíamos os zumbis de The Walking Dead atravessando a avenida. 

IMPORTANTE: Não pode ir ao Consulado com celular, bolsa e etc. Fui só de pastinha a tiracolo.
Todo o atendimento no visto foi muito rápido. Entre entrar no consulado e voltar para o hotel não deve ter demorado 10 minutos!

Entramos com o DS2019 na mão, o DS160 e o passaporte. Passamos por um guichê onde uma equipe conferia esses documentos. Em seguida, passamos pela segurança, onde deixamos nossos pertences (relógio, óculos de sol e documentos) numa daquelas caixinhas tipo a do aeroporto quando passamos na segurança. Depois disso, outra pessoa confere novamente os documentos e somos encaminhados para a entrevista. Imagino que, para agilizar o atendimento, quem fez a entrevista só perguntou o básico: para onde você vai? Ela falou em inglês comigo, mas com a pessoa à minha frente ela falou em português.
E foi isso. Sério.

TEMPO LIVRE

Depois de toda esse pra lá e pra cá, tivemos tempo livre. Ficamos pelo hotel e jantamos novamente no Morumbi Shopping.

Lanchinho da tarde no hotel

GASTOS?
Sim, com almoço e janta. (Em torno de 30 reais por refeição)

SENTIMENTOS
Muita ansiedade e um pouco de tensão antes de ir no Consulado. Depois, cansaço, fome e vontade de tomar banho.

Comentários

Postagens mais visitadas