PDPI DIA 02: Passeio na Exposição do Castelo Rá-tim-bum e Orientação Pré-Partida



Ana Paula

Segundo dia em SP! Comecei o dia tomando um bom café da manhã com cafés, suco, iogurte, pães, queijos, presuntos, bolos, pães de queijo e ovos fritos.


PASSEIO RÁ-TIM-BUM

Logo, eu, Nati e Elisa (colegas de Michigan) fomos para o Memorial da América Latina visitar a Exposição do Castelo Rá-tim-bum. A entrada custou 10 reais para nós, estudantes e professoras da rede pública! Foi muito nostálgico, eu assistia ao Castelo quando era pequena. Percebi que não lembrava de vários personagens e me deu vontade de assistir a tudo de novo! Quem dera tivesse na Netflix...


Quarto do Nino


ORIENTAÇÃO PRÉ-PARTIDA (PDO: PRE-DEPARTURE ORIENTATION)

Os políticos e diplomatas
A agenda da tarde foi bastante extensa e cansativa. O PDO começou às 14h e contou com a presença do Embaixador dos EUA no Brasil (P. Michael McKinley), o Cônsul Geral dos EUA (Ricardo Zuniga), o coordenador da CAPES (já não me lembro mais), Secretário de Educação Básica do MEC (Rossieli Soares da Silva) e o coordenador (?) da Comissão Fulbright Brasil (Luiz Valcov Loureiro). Cada um falou brevemente sobre o Programa e sua importância. Saliento alguns pontos que me chamaram a atenção:
- O representante da Capes menciona que o PDPI foi "esquecido" durante o período do Ciência sem Fronteiras, ou seja, os recursos estavam voltadas para este e não aquele. O que ele frisou bastante foi o fato de nós, profes, devolvermos os resultados do Programa aos nossos pares que não puderam vir e aos estudantes nas escolas.
- O Secretário da Educação Básica comentou sobre a importância dada à língua inglesa na Reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular. Tema polêmico e complexo, mas a mensagem que ele deixou é que o inglês é a língua de comunicação entre países e que amplia as oportunidades das pessoas.

CAPES
Depois, tivemos uma breve apresentação sobre a CAPES e os programas de formação de professores, além dos dados das médias do TOEFL ITP no Brasil em 2017. A média do RS está em 480 e poucos pontos, o que não chega ao nível B1 (intermediário). Mas cabe lembrar que esses são dados de pessoas da comunidade acadêmica, provavelmente, então os dados não refletem alunos da educação básica.

Ações de formação docente pela CAPES

Números do TOEFL ITP no Brasil

Regional English Language Office (RELO)
Tivemos uma apresentação da RELO sobre cursos e materiais didáticos disponíveis para professores de inglês. Deixo aqui o link para quem quiser acessar. É super útil e tudo é muito bem preparado :)

And, guess what? Teve um sorteio de pen drives com todo o material organizado em pastinhas e adivinhem quem ganhou um? Eu mesma! :D Nós - quase 500 pessoas - tínhamos que responder algumas perguntas que estavam na apresentação e eu acertei a única pergunta sobre a qual elas não haviam mencionado hahaha (era sobre o Access Program).

Brasil e EUA: semelhanças e diferenças
Tivemos uma palestra sobre como lidar com as diferenças culturais, o que esperar e não esperar do comportamento geral dos americanos, feita pela Adida Cultural dos EUA no BR, Joelle(
Uzarsk, e o representante do EducationUSA, Vitor Marconi. Eu estava bem curiosa sobre o que seria dito, foi bem divertido. Alguns pontos que achei curiosos:
- o individualismo é uma característica positiva para os americanos
- o tipo de cumprimento mais comum é apenas verbal: sem beijos, sem abraços, sem até mesmo aperto de mãos
- o espaço pessoal é bem "maior" do que o brasileiro. Basicamente, as pessoas não conversam muito próximas fisicamente umas das outras. Depois eu conto se isso é real haha.
- estar na hora em algum evento/aula/compromisso é chegar antes do horário.se o evento é as 14h e a pessoa chega as 14h, já é mal-vista. curioso, né? veremos se é verdade.

Palestra sobre diferenças culturais
Passagens e dúvidas
A agência de turismo que cuida das nossas passagens mandou seu representante, James, para resolver últimas dúvidas. Outras dúvidas foram sanadas pelo Luis Pedroso, nosso principal contato com a Fulbright.

O evento começou às 14h e foi quase até 18h, sem intervalo. Foi bem divertido, porém confesso que estou agoniada com tanta gente reunida. É fila para tomar café da manhã, fila para pegar elevador, fila para isso, aquilo <o> socorro!

Comecei a ler "Once Upon a River", escrito por Bonnie Jo Campbell. É um livro que se passa em Michigan! Depois conto minhas impressões, mas ela já "chega chegando" com os dramas.


That's it, folks! See you tomorrow :*

Comentários

Postagens mais visitadas