PDPI DIA 06: English test, orientação, Dia de Martin Luther King Jr e comilança

Ana Paula

Hoje o dia foi intenso! Vamos parte por parte então.

BREAKFAST

O café-da-manhã de hoje foi por nossa conta. Assim, comi um iogurte, tomei suco e água. Ao descer para o lobby, tomei um Mocha por $3,29 na loja Sparty's aqui no meu prédio.

ENGLISH TEST

Conhecemos o Wells Hall pela primeira vez. É lá que o Centro de Língua Inglesa (ELC) fica. primeira atividade do curso foi a realização de um teste de inglês. Ele é feito no computador e dura até 2h30. Tem questões de Listening, Reading e Writing. A parte de Listening e Reading é bem parecida com o TOEFL ITP, porém mais humana, pois dá mais tempo para a leitura das questões e escolha das respostas. Eu comecei o teste por volta das 9h30 e umas 11h15 eu já havia terminado.

ALMOÇO, ORIENTAÇÃO e CARTÃO DE ESTUDANTE

Almoçamos com o Mark e a Kim (nossos coordenadores). Eles trouxeram vários Subways de sabores diferentes + água + chips.
Assim que terminamos de comer, eles repassaram o programa de aulas com a gente, explicaram onde serão nossas aulas, como fazemos para usar nosso Meal Plan (plano de alimentação), etc.
Fiquei feliz porque vamos visitar 3 escolas: 2 de ensino fundamental (elementary and middle school) e 1 de ensino médio (high school).
Fomos fazer nosso cartão de estudante. Com ele, podemos fazer pretty much everything aqui na universidade hahah. Pela primeira vez na história, fiquei LINDA na foto de um cartão. Bjs, sociedade.


Conhecemos a loja de itens da MSU e comprei um caderno lindo para minhas aulas por aqui :)

DIA DE MARTIN LUTHER KING JR.

No jornal da MSU

Depois de nos passarem muitas informações, tínhamos 2h +- livre. A Nati e eu fomos conhecer a MSU Union, algo parecido com o Centro de Estudantes/Diretório Acadêmico da universidade. Hoje é dia de Martin Luther King e viemos para participar de uma marcha comemorativa do dia.

Antes de começar a marcha, houve uns pronunciamentos comentando sobre o dia e sua importância, e uma senhora que lutou pelos direitos civis e conhecer Martin Luther King falou brevemente sobre a sua experiência. O estranho é que ela é branca, mas, aparentemente, aqui a família parece ser bem importante para definir raça. Depois, uma moça declamou um poema sobre essa temática e saímos em marcha pela neve.
Caminhamos uma distância curta, porém congelante. Sério, no vento parece que nosso corpo vai pro estado sólido no mesmo instante!
Ao chegarmos na Beaumont Tower, uns membros da Alpha Fraternity falaram, um menino leu o discurso "I have a dream..." e uma professora falou sobre as pessoas se manterem acordadas, especialmente na situação política e econômica atual daqui.

Colo aqui o texto escrito pela Nati Gaspa no Facebook sobre a experiência nesse evento.

"Notas sobre a cultura estadunidense I (me aguentem que vai vir mais)
é estranho o comedimento dos estadunidenses. não sei se é pq é na universidade, sei lá. mas teve poesias e discursos lindos hj no Martin Luther King Jr. Day (pra quem não sabe, hoje é feriado aqui). tipo, todo tempo eles ficavam falando sobre "o momento político atual", sobre "ficar alerta" em relação às injustiças, sobre perder direitos, sobre resistir. mas sabe aquele TEMER DIGRAÇADO, aquele TEMER BREGA que certamente rolaria num evento assim no Brasil? pois então, ninguém falou nem o nome do Trump, embora todo mundo estivesse falando nisso o tempo todo.
além disso, durante toda a marcha e a parte anterior, ninguém falou a palavra negro (???!!!!). outra coisa que chama atenção aqui é que o lance do colorismo acho eu que não é tão forte, pelo menos na universidade. acho que conta muito a questão da família negra acima de tudo, pelos discursos deles, até porque é deus no céu meritocracia na terra kkkkk e também porque tinha muita gente que no Brasil seria considerada branquíssima sim senhora e aqui é tipo considerada negra ou pelo menos autodeclarada, principalmente como liderança, achei bem loco. a marcha foi realmente multirracial, principalmente com gente que não parecia estadunidense, e mesmo na fraternidade negra, que liderou a marcha, tinha muita gente que seria considerada não negra no Brasil. e eles e elas são superaceitas, claro que não sei se por todo mundo, mas o fato de eles serem lideranças diz muita coisa, né.
conhecendo um pouco mais da luta antirracismo no EUA a gente fica no teto... fiquei pensando muito que Malcolm X não parece ser tão celebrado, e acho que a gente sabe bem porquê, com todo respeito ao Dr. King ele era mais afinado com interesses capitalistas e tal e mais aceito pela burguesia de modo geral pela visão dele de quais seriam os melhores caminhos pra se chegar no que seria democracia racial. aprendi muita coisa legal que eu já falava pros meus alunos, mas agora tenho mais propriedade pra dizer e pra discutir em relação ao racismo aqui e no Brasil.
antes que me apedrejem, não, não é meu lugar de fala, mas eu vim aqui pra aprender o que eu puder pra melhorar a vida dos meus - esse é um dos motivos pelos quais o governo tá pagando minha estadia aqui - e esse conhecimento e essa reflexão são importantes pra eles, sem dúvida - mais do que se os yankees comem McDonalds todos os dias ou não kkkk
quem tiver textos e visões sobre isso, quero sim e quero muito.
por outro lado, como aqui não tem nadinha de mito de democracia racial, ao contrário do que no brasil, no jornal da universidade eles falam muito sobre o quanto não aceitam nem palestrantes que tenham alguma vez defendido a supremacia branca (e sofrem até na justiça com isso, mas foda-se), e a principal discussão do mês do jornal é o fato de ter diminuído o número de pessoas declaradas não-brancas na população universitária... o jornal da UFRGS pode ser bem pra frentex mas não sei se teria coragem pra colocar isso nessas palavras, cartas na mesa. achei massa.
seguimos."

The march

COMILANÇA

O próximo evento do dia foi encontrar todos no Brody Hall, onde teríamos nossa primeira janta nos restaurantes da universidade. O momento mais esperado por mim finalmente chegou! Haha

Eu e a Nati caminhamos meia hora mais ou menos na neve para chegar lá. Pedimos informações para mil pessoas no caminho para conseguirmos chegar, mas conseguimos!

Foram tantas opções!!! Há pelo menos umas 6 opções de estações de comida dentro do restaurante, além de sorvete, doces, bebidas. Eu não sabia o que escolher, então escolhi uma das estações e peguei tudo o que vi pela frente haha



De sobremesa, peguei umas 3 opções também.

Nós jantamos com nossos coordenadores e nossas professoras durante nosso tempo aqui. Foi legal, tiramos foto e tudo mais. Depois disso, voltamos para nossa casa durante essas seis semanas.

CLIMA

Hoje estava muito frio: -8ºC com sensação de -20ºC. O dia inteiro nevou!


Comentários

Postagens mais visitadas